Por Samanta Sallum
Em clima de revolta e desespero, os empresários estão reagindo ao decreto de lockdown no DF. Sentem-se traídos, porque o governador Ibaneis Rocha tinha descartado publicamente a medida na semana passada. Mas, dois dias depois, anunciou a suspensão das atividades comerciais e industriais no DF. Nem mesmo a liberação de algumas acalmou o setor que anuncia quebradeira e demissões em massa.
Disputa ideológica
O GDF alega que a migração de pacientes de outros estados, especialmente do Amazonas, para a capital federal agravou o cenário de ocupação de leitos de UTI, obrigando à medida extrema.
O governo tenta acalmar os empresários sinalizando a reavaliação do cenário dia a dia para liberar assim que possível as atividades. No entanto, a questão da saúde pública, segundo integrantes do GDF, está sendo usada para radicalizar os protestos contra o lockdown com viés político numa guerra ideológica já estabelecida há mais tempo pelos balsonaristas.
Pressão para lockdown terminar essa semana
A Abrasel DF afirmou que também foi pega de surpresa com a repentina mudança de atitude do GDF. Mas tem esperança de que o lockdown termine ainda nesta semana.
“O governador disse que tem gente trabalhando para poder abrir leito, para dentro de 3, 4 dias a taxa de ocupação diminuir e a gente possa reabrir as empresas. Precisamos reabrir as empresas esta semana para evitar um desastre no setor!”, disse Beto Pinheiro, presidente da Abrasel-DF, que participou dos protestos ontem na rua.
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…