INSS expande prova de vida por biometria facial

Compartilhe

O anúncio da expansão do projeto piloto da prova de vida por biometria facial prevê grande ampliação do serviço. Ele vai ser oferecido para um número muito maior de beneficiários, além de deixar o processo mais simples para os aposentados e pensionistas.

O  novo plano de ação integrada dos órgãos envolvidos pretende reduzir muito a necessidade do beneficiário em comparecer a uma agência.

As informações serão divulgadas oficialmente amanhã.  Participam do anúncio o  secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade, o presidente do INSS, Leonardo Rolim e pelo presidente do DataPrev, Gustavo Canuto.

O projeto-piloto da prova de vida por biometria facial começou no final de agosto do ano passado. Nesta primeira etapa, participaram  cerca de 500 mil beneficiários de todo o país.

Para realizar a biometria facial, o INSS usou a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral.

Foram selecionados segurados que tem carteira de motorista e título de Eleitor.  E agora foram realizados os ajustes necessários para que o procedimento digital possa ser implementado com segurança para mais beneficiários.

É importante destacar que o beneficiário que participar do piloto e realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado, ou seja, não é um teste. A fé de vida valerá e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária para o processo.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Operação Black Tie: Ney Ferraz em carro de R$ 1 milhão

Após operação policial, governadora do DF exonerou servidor ligado ao ex-secretário de Economia e alvo…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Indústria reage decepcionada com Banco Central: “Economia brasileira é penalizada”

45% do setor projeta alta do endividamento bancário nos próximos três meses  Por SAMANTA SALLUM…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Juíza manda governo parar de patrocinar redes sociais pelo fim da 6×1

Justiça determina ao governo federal que suspenda  anúncios pagos sobre mudança na escala de trabalho.…

6 dias atrás
  • Sem categoria

Ambev e Abrasel se unem para ajudar bares e restaurantes a renegociar dívidas

Serão destinados R$ 100 milhões para amortizar endividamento de até 250 mil empresas do setor…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Prazo final das inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Por SAMANTA SALLUM  As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) 2026 estão…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Flávio Bolsonaro, Caiado e Zema confirmam encontro na Confederação da Indústria

Por SAMANTA SALLUM  A Confederação Nacional da Indústria (CNI) fez um chamamento aos pré-candidatos à…

1 semana atrás