Microalga encontrada no DF será usada pela indústria de cosméticos

Compartilhe

Um organismo do bioma Cerrado mostrou-se promissor para uso na indústria cosmética. É uma espécie  de microalga encontrada nos cursos d’água do Distrito Federal. Rica em carotenoides, substâncias com ação antioxidante, ela será usada em produtos do Grupo Boticário.

A cepa de coloração verde agradou aos pesquisadores porque pode ser aplicada como corante natural. O novo pigmento deve ser utilizado em diversas categorias de maquiagem e na linha de cuidados pessoais, que incluem produtos para o cabelo e corpo.

Mercado movimenta bilhões

O mercado brasileiro de cosméticos é, atualmente, o quarto maior do mundo, movimentando cerca de US$ 32 bilhões em consumo, segundo a agência Euromonitor International.

Parceria com a Embrapa

O grupo Boticário desenvolveu o projeto da microalga do Cerrado em parceria com a Embrapa. A matéria-prima foi escolhida entre fungos, bactérias e microalgas da coleção de microrganismos da empresa brasileira de pesquisa.

Inovação sustentável

A pesquisadora da área de P&D de maquiagem do grupo Boticário, Larissa Zonta, conta que a empresa tem se voltado para a inovação na busca de matérias-primas de qualidade e ambientalmente sustentáveis.

“Temos uma rede de inovação dentro do grupo que lança constantemente desafios. A escolha pela Embrapa Agroenergia para ser parceira aconteceu após prospecção para que se desenvolvesse um pigmento de fonte renovável”, lembra a pesquisadora.

Equipe multidisciplinar

“Há uma tendência forte na indústria mundial de cosméticos para a adoção de micro e macroalgas como fontes de corantes naturais”, explica a pesquisadora da Embrapa Patrícia Abrão Molinari, coordenadora do estudo e da equipe multidisciplinar envolvida na pesquisa, formada por biólogos, engenheiros, químicos e farmacêuticos.

Comercialização autorizada

A pesquisa já dura dois anos e acontece no âmbito do projeto “Produção de corantes por via biotecnológica – Belas Artes”. Já existe autorização no Brasil para a sua comercialização, o que facilita a adoção do ativo pelo mercado.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Celina Leão repudia imagem de evangélicos enlatados na Sapucaí

“Humilhação e preconceito”. Vice-governadora do Distrito Federal e parlamentares bolsonaristas reagiram ao desfile de escola…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

A economia criativa e efervescente que faz o carnaval acontecer

Por SAMANTA SALLUM  Coluna Capital S/A de 16 de fevereiro  Em cada bloco, evento, desfile…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Empresas defendem negociação coletiva por setores para mudanças na jornada de trabalho

“Não existe solução única que atenda de forma igual a todos os setores produtivos”, aponta…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Diretor jurídico do BRB renuncia ao cargo

Jacques Veloso afirmou à Capital S/A que não houve contradição entre vídeo divulgado e parecer…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Cappelli vai renunciar à presidência da ABDI pela disputa ao GDF

Por SAMANTA SALLUM  O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, decidiu…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Ações de empresas do GDF podem ser usadas como garantia para socorro ao BRB

Por SAMANTA SALLUM  O Governo do Distrito Federal (GDF) está fazendo um inventário patrimonial com…

2 semanas atrás