Um organismo do bioma Cerrado mostrou-se promissor para uso na indústria cosmética. É uma espécie de microalga encontrada nos cursos d’água do Distrito Federal. Rica em carotenoides, substâncias com ação antioxidante, ela será usada em produtos do Grupo Boticário.
A cepa de coloração verde agradou aos pesquisadores porque pode ser aplicada como corante natural. O novo pigmento deve ser utilizado em diversas categorias de maquiagem e na linha de cuidados pessoais, que incluem produtos para o cabelo e corpo.
Mercado movimenta bilhões
O mercado brasileiro de cosméticos é, atualmente, o quarto maior do mundo, movimentando cerca de US$ 32 bilhões em consumo, segundo a agência Euromonitor International.
Parceria com a Embrapa
O grupo Boticário desenvolveu o projeto da microalga do Cerrado em parceria com a Embrapa. A matéria-prima foi escolhida entre fungos, bactérias e microalgas da coleção de microrganismos da empresa brasileira de pesquisa.
Inovação sustentável
A pesquisadora da área de P&D de maquiagem do grupo Boticário, Larissa Zonta, conta que a empresa tem se voltado para a inovação na busca de matérias-primas de qualidade e ambientalmente sustentáveis.
“Temos uma rede de inovação dentro do grupo que lança constantemente desafios. A escolha pela Embrapa Agroenergia para ser parceira aconteceu após prospecção para que se desenvolvesse um pigmento de fonte renovável”, lembra a pesquisadora.
Equipe multidisciplinar
“Há uma tendência forte na indústria mundial de cosméticos para a adoção de micro e macroalgas como fontes de corantes naturais”, explica a pesquisadora da Embrapa Patrícia Abrão Molinari, coordenadora do estudo e da equipe multidisciplinar envolvida na pesquisa, formada por biólogos, engenheiros, químicos e farmacêuticos.
Comercialização autorizada
A pesquisa já dura dois anos e acontece no âmbito do projeto “Produção de corantes por via biotecnológica – Belas Artes”. Já existe autorização no Brasil para a sua comercialização, o que facilita a adoção do ativo pelo mercado.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…