Incertezas sobre vacinação deixam indústria em alerta

Publicado em Coluna Capital S/A

O empresário industrial do Distrito Federal fechou o ano de 2020 confiante, apesar das dificuldades impostas pela crise provocada pela pandemia. O clima é de otimismo, porém com cautela.

O empresariado ligou o sinal de alerta. E o motivo é a politização gerada em torno da vacina contra a covid-19.

 

“O empresário acende um alerta quando observa o aumento dos casos da covid-19 no país e falta de clareza na política do governo federal sobre a vacinação, fato que justifica a queda nas expectativas para os próximos seis meses”, explica o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar.

Confiança X expectativas

De julho até dezembro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial do DF (Icei-DF) vinha subindo. Este é sexto mês consecutivo de aumento.   Marcou 60,4 pontos, subindo 1 ponto em relação ao mês de novembro.

A confiança da indústria foi sendo retomada quando o governo do DF autorizou a reabertura das atividades do comércio, reaquecendo o consumo. A elevação do índice fez o dado aproximar-se do medido em março, de 62,6 pontos, quando os decretos de fechamento de atividades ainda não haviam afetado a percepção dos industriais. Mas o comportamento do índice de expectativas foi diferente. Apesar de ainda ser positivo, recuou 1,6 ponto em relação a novembro.

Fôlego para as empresas

“Terminar 2020 com empresários confiantes é extremamente positivo. A indústria, assim como todos os setores da economia, foi muito afetada pela crise da covid-19, e as previsões para o fim do ano não eram positivas, especialmente quando analisamos pesquisas feitas no segundo trimestre. Porém, a retomada do consumo e algumas ações de governo, como a aprovação do Refis, trouxeram fôlego para as empresas”, avalia Bittar.

O Icei-DF é medido mensalmente pela Fibra, em parceria com a CNI, o IEL-DF e o Sebrae no DF. Os dados deste mês foram coletados de 1º a 11 de dezembro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*