Promotora perde ação contra shopping

Compartilhe

A polêmica em torno da construção do JK Shopping, em Taguatinga, acabou com a condenação da promotora de Justiça Marilda dos Reis Fontineli por litigância de má-fé, quando há atuação de forma desleal no processo. Ela quis anular, com uma ação civil pública, o acordo dos empresários com o MPDFT, homologado pela Justiça, que permitiu a regularização do centro comercial. Ficou acertado que os empreendedores, por danos ambientais, compensariam a comunidade com a construção de uma escola no Sol Nascente e a realização de benfeitorias no Parque do Cortado. No entanto, a integrante do MP teria atacado os próprios colegas, servidores públicos e até um magistrado que conduziram o acordo.

“Cruzada pessoal”

Nesta semana, o juiz titular da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, Carlos Frederico Maroja de Medeiros, negou o pedido da promotora e ainda imputou a ela o pagamento das custas processuais, dos honorários advocatícios e de multa por litigância de má-fé. Na sentença, o juiz afirma que a promotora “atingiu a honra” de pessoas envolvidas no processo. Definiu a conduta dela como “cruzada pessoal” contra o grupo empresarial Paulo Octavio que acabou prejudicando “o debate civilizado” sobre um acordo que “propiciou nítidos benefícios sociais à comunidade, com a construção de um moderno centro educacional na região mais humilde da capital”.

Segundo o juiz, o Parque do Cortado, que estava fechado e abandonado,  foi recuperado e entregue novamente à população graças a este acordo.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Ciclone em São Paulo faz voos de Brasília retornarem à capital federal

Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…

9 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Zema diz que Lula conduz economia com “anabolizantes”; e reafirma candidatura à presidência

Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que  campo…

15 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Expectativa do comércio para o Natal tem queda em relação ao ano passado

Coluna Capital S/A de 9 de dezembro  Por SAMANTA SALLUM  O comércio do DF espera…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Palavras que voam: exposição celebra 50 anos do Dicionário Aurélio*

Por SAMANTA SALLUM  O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

ITBI terá nova forma de cálculo com lei promulgada pelos deputados distritais

Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Programa Acredita para pequenos negócios alcançará R$ 10 bilhões em crédito

Por SAMANTA SALLUM  Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…

1 semana atrás