Bioeconomia no foco da indústria brasileira

Compartilhe

Nos próximos 20 anos, a biotecnologia no setor pode gerar aproximadamente US$ 53 bilhões anuais à economia brasileira. Esse valor virá de 120 plantas para produção de etanol de segunda geração e de bioprodutos derivados da celulose.

No entanto, são necessários também muitos investimentos no setor. Os dados da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) mostram um pouco do potencial da bioeconomia, que tem como base a fabricação de produtos com recursos da biodiversidade e uso de tecnologia de ponta.

CNI organiza fórum

De olho nessas e em outras oportunidades, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realiza o Fórum Bioeconomia e a Indústria Brasileira, em 26 de novembro.

O evento será virtual, gratuito e reunirá referências nacionais e internacionais no tema.

“Precisamos aproveitar este momento para construir as bases para avançar, já que é um dos países com maior potencial nessa agenda”, afirma o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.

Crédito: Iano Andrade

Os bioinsumos

Outro setor que promete se beneficiar é o de bioinsumos. Segundo estudo recente da Annual Biocontrol Industry Meeting (Abim), o mercado mundial de bioinsumos gira em torno de US$ 5,2 bilhões, com taxa de crescimento superior a 15% ao ano.

Para a América Latina, a expectativa é de que o faturamento do mercado triplique nos próximos cinco anos e, por ser uma potência agrícola, o Brasil tem condições de abocanhar boa parte dessa receita.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

“Não dá mais para populismo. Quem vai pagar a conta de tantos absurdos?”, desabafa presidente da CNI

Ricardo Alban fez um manifesto hoje contra a escalada de gastos públicos e a sobrecarga…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Receita Federal em colisão com o STF provoca turbulência contábil em empresas

Conselho Federal de Contabilidade afirma que exigência do órgão é “inexequível” neste ano. Confederação Nacional…

2 dias atrás
  • Sem categoria

O Natal polarizado das Havaianas: como a disputa política se manifesta em marcas e empresas

Gerenciar a linha tênue que separa identidade de marca e ousadia de discurso, jogada de…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Receita Federal alerta donos de imóveis sobre novas regras tributárias

Contratos de locação não residencial devem ser registrados até 31 de dezembro em cartório  Por…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Distritais aprovam reajuste do IPVA, em sessão extraordinária

Atualização de base cálculo será em média de 1,72%. Novo projeto de lei  foi necessário…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Veja como será usado o 13o salário pela maioria dos trabalhadores

Coluna Capital S/A  Por SAMANTA SALLUM  A segunda parcela do 13º salário, que saiu nos…

1 semana atrás