Agronegócio quer luz para “plantar” água

Compartilhe

Garantir fornecimento de energia para as áreas rurais, titularidade das terras e aprovação da lei de regularização fundiária estão na pauta de ações da Federação de Agricultura e Pecuária de Brasília, a Fape /DF. O presidente da entidade, Fernando Cézar Ribeiro, esteve na CEB em reunião com o presidente da empresa, Edson Garcia, para entender o processo de privatização e ter a certeza de que o agronegócio não ficará sem investimentos.

A produção agrícola no DF depende de sistema de irrigação, especialmente nos períodos de seca, o que demanda energia elétrica para o pleno funcionamento. Segundo Cézar Ribeiro, as interrupções no fornecimento são constantes.

“Chegamos a ficar mais de 48 horas desabastecidos. Isso compromete a produção, causa prejuízos”, aponta. Ele afirma que saiu da reunião com Garcia convencido de que a melhor solução para a CEB realmente é a privatização. A medida vai garantir a continuidade e mais eficiência na prestação do serviço. “É necessário um investimento urgente e muito grande no sistema de distribuição de energia no DF, e o governo não tem condições para isso.”

Conter a grilagem

A Fape destaca a importante contribuição dos produtores agrícolas na preservação do abastecimento de água na capital. O cinturão verde contém a expansão urbana e o crescimento do consumo. “Ao ocuparmos a terra com a asparagicultura, estamos plantando, de certa forma, água também. Ajudamos a conter a grilagem de terras e novas aglomerações habitacionais. É importante para o equilíbrio da ocupação territorial”, aponta Cézar Ribeiro.

Preço do Incra

Outra demanda do setor é a aprovação do projeto de lei do GDF que atualiza a legislação para regularização fundiária das terras rurais, que chegou, recentemente, à Câmara Legislativa. A Fape defende que a Terracap use como referência, para definir os valores dos terrenos, a forma de cálculo do Incra. Preço de terra nua, adotado para os assentamentos. E também que seja do ocupante da área rural a opção de compra. E não da Terracap a opção de venda. “Temos muitos produtores que há décadas estão trabalhando nessas áreas, com a autorização do governo, mas é preciso encontrar uma solução definitiva”, diz Cézar Ribeiro.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Palavras que voam: exposição celebra 50 anos do Dicionário Aurélio*

Por SAMANTA SALLUM  O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…

20 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

ITBI terá nova forma de cálculo com lei promulgada pelos deputados distritais

Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Programa Acredita para pequenos negócios alcançará R$ 10 bilhões em crédito

Por SAMANTA SALLUM  Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“Instalei hoje auditoria externa e independente”, diz presidente do BRB em reunião com empresários do DF

Por SAMANTA SALLUM  Acompanhando do governador Ibaneis Rocha, o novo presidente do BRB, Nelson Souza,…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Alerta ao Banco Central, Anatel e governo para combate a golpes digitais em idosos

Auditoria inédita do TCU aponta descontrole das operadoras de telecomunicações na venda de chips. E…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Aprovação do PDOT dá sinal verde para regularização de 28 regiões

Coluna Capital S/A de 28 de novembro  Por SAMANTA SALLUM A aprovação do Plano Diretor…

1 semana atrás