Crédito: Divulgação
O índice de vendas no mês de agosto subiu no Distrito Federal. O comércio, de forma geral, teve crescimento de 23,42% na comparação com julho e o setor de serviços teve acréscimo de 18,08% nas vendas. O setor de turismo, que vinha operando em queda desde o início da pandemia, em março, teve o seu primeiro resultado positivo na capital do país, com elevação de 1,54%. Os dados são da Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Instituto Fecomércio-DF, com o apoio do Sebrae-DF. Os segmentos hotel (11,33%) e artigos de viagem (22,75%) registraram maior aumento.
O turismo de lazer nos feriados voltou a ter o mesmo movimento que no período pré-pandemia. E nos dias normais já recuperou 40%. “Os voos de Brasília nos feriados de 7 de Setembro e 12 de Outubro saíram lotados”, destaca o diretor comercial da Voetur Turismo, Humberto Cançado (foto). Mas, no segmento viagens corporativas, a situação permanece crítica e sem perspectivas de uma grande retomada. Vai depender da chegada da vacina. As empresas e órgãos de governo adotaram os protocolos que restringem ao máximo as viagens de funcionários a trabalho.
As companhias aéreas garantem que o risco de contaminação dentro de uma aeronave é baixíssimo. Além dos rígidos protocolos adotados nos aeroportos, os aviões contam com filtro de renovação de ar.
Pessoas no mundo todo comprovadamente se contaminaram por covid-19 dentro de aeronaves, segundo a IATA-International Air Transport Association
A empresa brasiliense Voetur Turismo expande mesmo em tempos de pandemia. Nos próximos dias, o grupo, que já se estabeleceu também no Rio de Janeiro, inaugura filial em São Paulo. A Voetur, criada em 1984, tem como principal cliente o setor público, atende quase 90% da esfera governamental. Caixa Econômica Federal, BNDES e Petrobras são alguns exemplos.
Uma das inovações da Voetur durante a pandemia, considerada destaque nacional do setor em iniciativa para sair da crise, foi trazer de volta um formato de venda já conhecido, porém repaginado. “Resgatamos o consórcio, que, neste momento, se mostra ótima oportunidade para as pessoas que querem viajar, mas estão com poucas condições financeiras”, afirma Humberto Cançado, diretor comercial de Voetur Turismo. O Consórcio Viaja Brasil, em parceria com Embracom, foi lançado em setembro, e ajudou a reaquecer as vendas de diversas agências de turismo. Um pacote de R$ 20 mil, pelo consórcio, pode ser pago em 48 vezes de R$ 520. Mas o cliente tem a possibilidade de ser beneficiado já no segundo mês de pagamento.
O governador Ibaneis Rocha sugeriu à Fecomércio que realize pesquisa sobre a revitalização da W3. E será feita. A pesquisa vai orientar como deve ser a revitalização, ouvir os moradores locais, empresários e população. E, assim, apontar o modelo de negócios que se encaixa melhor no projeto. Em 15 dias, já devem sair os resultados. Na próxima semana, a Fecomércio e o Sindsuper se reúnem para tratar também do assunto. O sindicato dos supermercados se sente prejudicado com o fechamento da W3 aos domingos e feriados, para servir de área de lazer, o que impede o acesso de clientes que vão às compras de carro.
Depois de três anos acompanhando as pesquisas em torno do tratamento da fibromialgia, a empresária Karina Reis, da Hidrofisio, foi a primeira a adquirir, no DF, o equipamento criado pela USP de São Carlos (SP) que promete minimizar as dores de até 90% dos pacientes que sofrem da síndrome. A clínica conta com quatro unidades no DF e 80 funcionários. “Ser empresário na área de saúde exige um esforço constante na gestão de pessoas e na busca por novas técnicas e tecnologias, onde quer que elas estejam, para trazer aos nossos pacientes. Estar atento às normas de diversos órgãos que envolvem a área de saúde também é uma prioridade”, afirma Karina Reis, diretora da clínica.
O VP Varejo, Ivan Chiachio, e Raimundo Alves, sócio/conselho administrativo (foto), estiveram presentes à inauguração. “Chegamos à 12ª unidade do Oba Hortifruti no Distrito Federal e isso enche o nosso coração de alegria! Ela contará com delivery, manobrista e sommelier, para deixar o momento de compras ainda mais prático”, conta Janaína Borges, gerente de Marketing do Oba. Atualmente, a marca possui mais de 50 lojas em São Paulo, no Distrito Federal e em Goiânia.
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …