“Existe vida além do Estado, no Distrito Federal. Há um universo de boas oportunidades no empreendedorismo”
Valdir Oliveira, superintendente do Sebrae/DF
Primeiro o choque, o susto e, depois, o desespero com a pandemia da covid -19. Mas, a partir de junho, veio a reação e os novos rumos no setor que faz a economia acontecer. Especialmente os micro e pequenos empresários estão se reinventando. A retomada do otimismo é comprovada no recorde histórico de consultoria do Sebrae-DF.
Dobrou em relação ao ano passado. O resultado, que acaba de ser fechado, é de 110 mil horas de assessoria ao segmento, que lutou para resistir à crise. O Sebrae concentrou o trabalho na capacitação em gestão financeira e marketing digital como forma de ajudar os empresários a enfrentar o momento difícil.
As consultorias foram dadas gratuitamente numa força-tarefa para socorrer os pequenos e médios negócios. E, assim, resgatar a confiança do setor. Dos milhares de atendimentos realizados, entre janeiro e 30 de setembro, a grande maioria se conce ntrou a partir de junho. O serviço continua. Os empresários podem procurar o Sebrae para receber orientações. Será possível enxergar novas oportunidades e redirecionar o empreendimento.
Agda Oliver, 40 anos, está entre as finalistas de prêmio da ONU para mulheres empreendedoras. Ela é dona da oficina Meu Mecânico e pode ser a primeira brasileira campeã da premiação. É uma das 10 finalistas do Empretec Women in Business Awards.
O evento será em dezembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Além do Brasil, outros nove países estarão representados na cerimônia. “Estou em êxtase e muito emocionada por estar entre as finalistas. Sei que o fato de estar lá já é bastante positivo, mas eu quero ganhar. Quero muito trazer essa premiação internacional para o Brasil”, conta Agda.
Ela foi selecionada em um universo formado por cerca de 40 empreendedoras de todo o Brasil. Abriu o negócio com o apoio do Sebrae-DF. O prêmio é uma iniciativa da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), reconhece o empenho e a dedicação de mulheres empreendedoras que transformaram as comunidades em que suas empresas estão inseridas.
A vontade de abrir um negócio próprio sempre a acompanhou e aumentou depois de ela ter sido enganada em uma oficina mecânica. A partir do episódio, começou a estudar conceitos de mecânica e a pesquisar sobre o próprio carro.
A oficina na Avenida Elmo Serejo, em Ceilândia Sul, cresceu e fidelizou clientes no DF, em Goiás e tornou-se referência para o público feminino.
O início do plantio de soja foi celebrado, no começo da semana, por produtores de Brasília e de Goiás, na fazendo Pamplona em Cristalina. Os produtores rurais conseguiram antecipar em cinco dias o fim do vazio sanitário — período que não se pode plantar a fim de evitar pragas e para descanso da terra. Vêm desta região, o Centro-Oeste, 63% da produção nacional de soja.
Mesmo diante da crise, a PauloOctavio manteve o planejamento de lançamentos de 2020. E o primeiro edifício residencial da construtora no Noroeste está sendo erguido. A central de vendas e o modelo do apartamento decorado do Residencial Clovis Jacy Burmann foram inaugurados ontem. A nova central foi projetada para oferecer atendimento exclusivo e mais conforto. A visitação do público estará aberta a partir de 1º de outubro. O apartamento decorado, de 2 quartos, com 85m² tem a assinatura da design de interiores Cybele Barbosa.
O residencial está em fase de construção na Quadra 103 do Noroeste e trará opções de apartamentos de 2 e 3 quartos, com 85 a 123m², além de coberturas duplex de 172 a 247m². A previsão de entrega é para março de 2022. O imóvel tem como diferencial pontos de energia para a carga de veículos elétricos. Os futuros moradores também terão à disposição uma área de lazer no pilotis e na cobertura coletiva, com salão de festa, piscina, área fitness e churrasqueira.
O empreendimento presta homenagem ao general Clovis Jacy Burmann, que iniciou a carreira na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e alcançou o Generalato em 1982. Em 1996, assumiu a dupla responsabilidade de presidir Fundação Habitacional do Exército e a POUPEX durante 14 anos.
Com a baixa da taxa Selic, há pouca rentabilidade nas aplicações financeiras. A Selic está em 2% ao ano, enquanto a taxa de retorno para locação de imóveis está 0,5% ao mês. Aliado a uma maior competitividade dos agentes financeiros para financiamento de imóvel, este cenário despertou na população uma vontade de fazer upgrade no próprio imóvel ou de comprar o primeiro imóvel.
Regulamentação do uso da IA no país avança no Senado e relator do projeto afirma que pode…
Tradicionalmente realizada na última sexta de novembro, o dia de promoções tem se firmado como…
Evento teve a presença do ministro das Comunicações, que fez critica aos conselheiros da Aneel …
Por Samanta Sallum A Câmara dos Deputados recebeu ontem o anteprojeto de lei elaborado por…
Entidade que representa a indústria reclamou que decisão de aumentar taxa Selic é baseada em…
Por Samanta Sallum Os aluguéis no Distrito Federal subiram 0,46% de agosto para setembro e,…