“Existe vida além do Estado, no Distrito Federal. Há um universo de boas oportunidades no empreendedorismo”
Valdir Oliveira, superintendente do Sebrae/DF
Primeiro o choque, o susto e, depois, o desespero com a pandemia da covid -19. Mas, a partir de junho, veio a reação e os novos rumos no setor que faz a economia acontecer. Especialmente os micro e pequenos empresários estão se reinventando. A retomada do otimismo é comprovada no recorde histórico de consultoria do Sebrae-DF.
Dobrou em relação ao ano passado. O resultado, que acaba de ser fechado, é de 110 mil horas de assessoria ao segmento, que lutou para resistir à crise. O Sebrae concentrou o trabalho na capacitação em gestão financeira e marketing digital como forma de ajudar os empresários a enfrentar o momento difícil.
As consultorias foram dadas gratuitamente numa força-tarefa para socorrer os pequenos e médios negócios. E, assim, resgatar a confiança do setor. Dos milhares de atendimentos realizados, entre janeiro e 30 de setembro, a grande maioria se conce ntrou a partir de junho. O serviço continua. Os empresários podem procurar o Sebrae para receber orientações. Será possível enxergar novas oportunidades e redirecionar o empreendimento.
Agda Oliver, 40 anos, está entre as finalistas de prêmio da ONU para mulheres empreendedoras. Ela é dona da oficina Meu Mecânico e pode ser a primeira brasileira campeã da premiação. É uma das 10 finalistas do Empretec Women in Business Awards.
O evento será em dezembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Além do Brasil, outros nove países estarão representados na cerimônia. “Estou em êxtase e muito emocionada por estar entre as finalistas. Sei que o fato de estar lá já é bastante positivo, mas eu quero ganhar. Quero muito trazer essa premiação internacional para o Brasil”, conta Agda.
Ela foi selecionada em um universo formado por cerca de 40 empreendedoras de todo o Brasil. Abriu o negócio com o apoio do Sebrae-DF. O prêmio é uma iniciativa da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), reconhece o empenho e a dedicação de mulheres empreendedoras que transformaram as comunidades em que suas empresas estão inseridas.
A vontade de abrir um negócio próprio sempre a acompanhou e aumentou depois de ela ter sido enganada em uma oficina mecânica. A partir do episódio, começou a estudar conceitos de mecânica e a pesquisar sobre o próprio carro.
A oficina na Avenida Elmo Serejo, em Ceilândia Sul, cresceu e fidelizou clientes no DF, em Goiás e tornou-se referência para o público feminino.
O início do plantio de soja foi celebrado, no começo da semana, por produtores de Brasília e de Goiás, na fazendo Pamplona em Cristalina. Os produtores rurais conseguiram antecipar em cinco dias o fim do vazio sanitário — período que não se pode plantar a fim de evitar pragas e para descanso da terra. Vêm desta região, o Centro-Oeste, 63% da produção nacional de soja.
Mesmo diante da crise, a PauloOctavio manteve o planejamento de lançamentos de 2020. E o primeiro edifício residencial da construtora no Noroeste está sendo erguido. A central de vendas e o modelo do apartamento decorado do Residencial Clovis Jacy Burmann foram inaugurados ontem. A nova central foi projetada para oferecer atendimento exclusivo e mais conforto. A visitação do público estará aberta a partir de 1º de outubro. O apartamento decorado, de 2 quartos, com 85m² tem a assinatura da design de interiores Cybele Barbosa.
O residencial está em fase de construção na Quadra 103 do Noroeste e trará opções de apartamentos de 2 e 3 quartos, com 85 a 123m², além de coberturas duplex de 172 a 247m². A previsão de entrega é para março de 2022. O imóvel tem como diferencial pontos de energia para a carga de veículos elétricos. Os futuros moradores também terão à disposição uma área de lazer no pilotis e na cobertura coletiva, com salão de festa, piscina, área fitness e churrasqueira.
O empreendimento presta homenagem ao general Clovis Jacy Burmann, que iniciou a carreira na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e alcançou o Generalato em 1982. Em 1996, assumiu a dupla responsabilidade de presidir Fundação Habitacional do Exército e a POUPEX durante 14 anos.
Com a baixa da taxa Selic, há pouca rentabilidade nas aplicações financeiras. A Selic está em 2% ao ano, enquanto a taxa de retorno para locação de imóveis está 0,5% ao mês. Aliado a uma maior competitividade dos agentes financeiros para financiamento de imóvel, este cenário despertou na população uma vontade de fazer upgrade no próprio imóvel ou de comprar o primeiro imóvel.
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…