Viva Centro, projeto de revitalização do SCS, avança e deve ir à Câmara Legislativa

Compartilhe

“Rever, à luz da experiência vivida, o centro urbano como um todo e de despertar a cidade para seu core, criando todas as condições físicas e jurídicas capazes de estimular sua plena realização”
Adeildo Viegas de Lima e Maria Elisa Costa em Brasília Revisitada

Viva o Centro!

Avança o programa de revitalização do Setor Comercial Sul, o Viva Centro! O plano do GDF, com apoio de entidades do comércio, prevê o uso habitacional na região. O projeto de Lei Complementar (PLC), que flexibiliza a ocupação do setor, vai, em novembro, para a Câmara Legislativa, depois da realização de audiências públicas programadas em outubro e aprovação do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito federal (Conplan) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Principais eixos: Melhoria dos espaços públicos: renovação de edificações degradadas, calçadas, acessibilidade, ciclovia, coleta de lixo, reforço de segurança, entre outras ações.

Uso misto comercial e habitacional: será permitida ocupação residencial de 30% da área, com unidades de até 60m². Os atuais proprietários dos espaços comerciais poderão fazer a readaptação. Hoje, já são sete edifícios totalmente desocupados devido à evasão no setor. Incentivar a retomada de atividades comerciais e de prestação de serviços.

Social: resgate da cidadania da população vulnerável, inserção social por meio de capacitação profissional e atividades cooperadas.

Fortalecimento cultural: consolidar o perfil jovem, inovador e cultural da região, incentivar as atividades culturais e manifestações populares de forma planejada e segura.

Segurança e assistência social

Etapas do projeto Viva Centro! já estão sendo executadas. E começaram com ações de segurança e assistência social. A missão é reduzir logo a criminalidade, coibindo tráfico e consumo de drogas, e também atender a população de rua em situação vulnerável.

A Fecomércio enviou documento ao secretário de Segurança, Anderson Torres, agradecendo e apoiando as ações no Setor Comercial Sul. Todos entendem que não adianta apenas a intervenção policial, mas que é necessário atuar em conjunto com as áreas sociais.

Refis

Deputados distritais da base reúnem-se amanhã com o governador Ibaneis Rocha para tratar de projetos a serem votados na Câmara Leigislativa. Na pauta, o retorno do Refis 2020, o que refinancia as dívidas tributárias das empresas. O projeto tinha sido enterrado pelo GDF depois de falta de acordo com o Legislativo. Os empresários sentiram-se escanteados por causa de rusgas entre governo e deputados. Mas, agora, o acordo pode sair.

Além do concurso público

A Pesquisa de Emprego e Desemprego no DF referente a agosto será divulgada amanhã pela Codeplan. Vai apontar que alguns setores conseguiram abrir nova vagas como o da construção civil . Mas, historicamente, o índice de desemprego no DF é superior ao nacional . A instável oferta de vagas no setor privado desfavorece o cenário. Mais um motivo que reforça a necessidade de se fomentar a ampliação de empresas e não ficar na dependência dos concurso públicos para aumentar empregabilidade no DF.

Quase perde o ponto…

A senadora Leila Barros (PSB) vacilou. E quase perdeu muitos pontos na “quadra” política. Colocou a assinatura num projeto de lei que retirava recursos do Sistema S, como Senai, Sesc, Senac. Entidades que oferecem serviços sociais a milhares de trabalhadores e suas famílias, entre eles atividades esportivas também. Alertada a tempo de que seria bola fora manter o apoio ao projeto, Leila do vôlei retirou a assinatura. Alegou que foi falha técnica de sua assessoria. Afinal, a senadora já participou diretamente dos projetos esportivos do sistema.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

“Diretor da Anvisa que cuida de suspensão foi indicado pelo governo Bolsonaro”, diz Padilha sobre caso Ypê

Decisão de suspender venda de produtos da Ypê trouxe à tona acirrada disputa política e comercial no…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

STF derruba lei do DF que restringia portarias virtuais em condomínios

Cerca de 800 condomínios já utilizam o sistema na capital  Por SAMANTA SALLUM  O plenário…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Reforma Tributária: os novos prazos para optar pelo Simples Nacional

Coluna Capital S/A de 07 de maio  Por SAMANTA SALLUM  Uma resolução antecipou para setembro…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Dia das Mães sofre efeitos da guerra, do crédito caro e do endividamento das famílias

Projeção de faturamento do comércio é de R$ 14,47  bilhões. Mas setor avalia que diversos…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

“Continuaremos apoiando o BRB, mantendo o pagamento dos salários do Sesc e Senac no banco”, afirma Fecomércio

Por SAMANTA SALLUM  As folhas salariais do sistema S, vinculado à Federação do Comércio de…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

“Quem tem de resolver o problema do BRB é o GDF”, sentencia ministro da Fazenda

O chefe da área econômica do governo Lula afirmou que a conta dos prejuízos do…

1 semana atrás