Livro alerta para energias renováveis e atitudes sustentáveis

Publicado em meio ambiente, sustentabilidade

A queima de combustíveis fósseis envenena o ar das cidades, aquece perigosamente a atmosfera do Planeta e provoca chuvas ácidas. E grande parcela do plástico que jogamos fora, após transformar-se em microplástico, dizima animais marinhos e contamina fontes de água mineral. O alerta está no livro Energias renováveis, atitudes sustentáveis, de Flamínio Levy Neto, engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com mestrado e PhD em engenharia mecânica.

Professor do ITA e da Universidade de Brasília, com 40 anos de docência, Levy Neto ressalta na publicação que, para sobrevivermos ao longo do século 21 são urgentes: uma busca mais efetiva por energias renováveis e limpas; e mudanças nos hábitos de consumir e descartar. “Os potenciais eólicos e solar do Brasil para gerar energia são extraordinários. Mas, na prática, temos aproveitado muito pouco”, afirma.

Amazônia

Grande parte das chuvas que abastece importantes cidades e usinas hidrelétricas depende, diretamente, da umidade que a Floresta Amazônica consegue reter. E 70% das nascentes do Rio São Francisco, por exemplo, recebem água que a vegetação nativa do Cerrado conduz para o subsolo. “Mas, como desmatamentos da Amazônia e do Cerrado têm sido muito intensos, os reservatórios de importantes hidrelétricas e nossas principais bacias hidrográficas estão secando”, assinala.

Nas últimas décadas, florestas, que são importantes para a estabilização climática, vêm sendo derrubadas para formar pastos. E esses, no solo tropical arenoso do país, atuam como berçários de desertos. “Adicionalmente, com a derrubada das florestas, aumentam as enchentes catastróficas pontuais e simultaneamente as chuvas se tornam cada vez mais escassas”, diz o autor. O livro sugere soluções para essas questões energéticas e ambientais amplamente inter-relacionadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*