Sons da noite
Sons da noite (Cláudia Coury/Divulgação) Sons da noite

Confira destaques da coluna Sons da Noite

Publicado em Sons da noite

Leia a Coluna Sons da Noite publicada em 27 de abril no Divirta-se Mais!

Encontro de gêneros

Projeto que propõe produzir antídoto de resiliência diante do momento de tensão mundial, o Feminino ocupa o palco do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no início de maio, com shows que promovem o encontro de artistas de diversos gêneros e origens.

Na abertura, no dia 3, a exuberante Xênia França, representante do feminismo negro, convida Assucena e Raquel Virgínia, vocalistas transgêneros do duo paulista As Bahias e a Cozinha Mineira. Filhas de papas da Vanguarda Paulistana, Anelis Assumpção e Tulipa Ruiz juntam as vozes e a atitude, no dia 4.

A performática cantora carioca Alice Caymmi, do badalado CD Rainha dos raios, dialoga com Jaloo (foto), cantor paraense de aparência andrógina, que mistura pop eletrônico com música regional, no dia 5. A delicadeza das vozes de Badi Assad e Tiê pode ser apreciada no encerramento da série, no dia 6. Os shows das três primeiras noites começam às 20h; e o último, às 19h. Classificação indicativa livre.

Eu recomendo
De Villa a Ira! é o nome do recital que os violoncelistas Priscila Jota e João Paulo Andrade fazem domingo, às 18h, na Casa de Cultura Brasília (702 Norte, Bloco H, Casa 12). Acompanhado pelo percussionista Jorge Macarrão, o duo passeia por repertório que inclui músicas de Chiquinha Gonzaga, Tom Jobim, Geraldo Azevedo, Renato Teixeira, e, claro, Heitor Villa Lobos, além da banda paulistana Ira.! Classificação indicativa livre.

Show intimista
Fenômeno nas redes sociais, a cantora capixaba Ana Müller volta à cidade em 11 de maio para apresentação no Clube dos Previdenciários (912 Sul). Num show intimista, acompanhado pelo violonista Felipe Duriez, ela interpreta músicas já conhecidas dos internautas como Amanda, Fragmento e Me cura, e o novo single O lado vazio do sofá. Rodrigo Alarcon canta na abertura. Não recomendado para menores de 14 anos.

Vozes nordestinas
Novamente na estrada com O grande encontro, Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo voltarão à capital no dia 10 próximo. O espetáculo que faz parte da história da MPB poderá ser apreciado no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Não recomendado para menores de 12 anos.

Canções inéditas
Quinze anos depois de se apresentar no ginásio de esportes do Iate Clube, Raimundo Fagner e Zeca Baleiro voltam a Brasília para show em 5 de maio, no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Além de cantar músicas do CD que lançaram à época, como Balada de agosto e Palavras e silêncios, eles vão mostrar algumas inéditas, compostas recentemente. Não recomendado para menores de 12.

Eternas divas
Em show no dia 11, às 21h, no Teatro dos Bancários, a banda Violeta Groove homenageará divas da música nacional e da internacional. A vocalista do grupo, Nainaua de Souza, cantará clássicos da obra de Aretha Franklin, Nina Simone, Janis Joplin, Amy Winehouse, Elis Regina e Rita Lee. Classificação indicativa livre.

Bamba mangueirense
Aos 90 anos, Nelson Sargento é um dos últimos remanescentes de uma geração de grandes mestres do samba, gente como Cartola, Nelson Cavaquinho e Zé Keti. Em 6 de maio, o bamba da Mangueira é o convidado especial da 25ª edição da roda de samba Já Chegou quem faltava, no Círculo Operário, no Cruzeiro Novo. Classificação indicativa livre.

Cordas harmônicas
Dois talentos de diferentes gerações são atrações do projeto comemorativo dos 40 anos do Clube do Choro, quinta (3) e sexta (4). O violonista Fernando César e o bandolinista Ian Coury mostram riqueza de acordes, arranjos e improvisos no show Harmonia das cordas, tocando temas autorais e clássicos da MPB. Não recomendado para menores de 14 anos.