Cena do humorístico Zorra
zorra O isolamento social é tema de esquetes inéditas do Zorra Cena do humorístico Zorra

Programas de comédia se inspiram na realidade e fazem piadas com a quarentena

Publicado em Séries

O isolamento social é tema de programas de humor como Vai passar, Sinta-se em casa e Zorra. São exemplos de como, em tempos como o que vivemos hoje, a comédia pode salvar

A rotina e fatos do cotidiano sempre foram fontes de inspiração para a comédia. Com o isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus em todos os estados do país não seria diferente. Atrações como Vai passar (Multishow), Sinta-se em casa (Globoplay) e Zorra (Globo) se valem da quarentena para divertir quem está em casa sem perder a conexão com a realidade e apresentando conteúdo inédito num tempo em que a teledramaturgia foi tomada por reprises.

Um dos diretores do Vai passar, Silvio Guindane afirma que “o humor vem da observação do mundo, é uma espécie de lente de aumento das situações e do comportamento humano”. Por isso, para Silvio é natural que um momento como este que estamos atravessando esteja na mira de roteiristas de humor. “Ter a possibilidade de fazer um projeto para alegrar as pessoas neste período é mais que uma honra, é a possibilidade de, por meio do nosso ofício e com a comédia, colaborar com um alento para a vida dos brasileiros”, completa, em entrevista ao Correio.

 

Silvio Guindane como Marco André na série Segunda chamada
Foto: Maurício Fidalgo/ Globo. Silvio Guindane: “Ter a possibilidade de fazer um projeto para alegrar as pessoas neste período é colaborar com um alento para a vida dos brasileiros”

Silvio conta que, ao assistir a um programa como o Vai passar, em que moradores de um condomínio discutem como podem conviver e interagir uns com os outros, mesmo no isolamento, o público pode se ver na tela. O humorístico traz, no elenco, nomes como Patrycia Travassos, Rodrigo Sant’Anna e Leandro Hassum, entre outros — cada um no que seria o apartamento do personagem, sem que se encontrem para contracenar. Os personagens dos mais variados tipos se comunicam via telefone, interfone, teleconferência ou no grito mesmo.

“O meu barato é contar histórias, jogar, fazer com que o público se identifique, se observe, reflita o mundo. E, nessa brincadeira, vou refletindo também e amadurecendo como pessoa. Acredito que a busca do autoconhecimento é infinita e fascinante. Por isso, sou apaixonado por dramaturgia, exercendo a função que for”, afirma o polivalente ator.

Silvio é o próprio exemplo de que o período de quarentena pode ser produtivo. O professor Marco André, de Segunda chamada (outro trabalho dele que flerta com a realidade, mas sem passar pelo humor), garante que não parou de trabalhar: “Estou adaptando Tempo de despertar, de Oliver Sacks, para o teatro (projeto que irei dirigir também), escrevendo um espetáculo infantil, desenvolvendo dois projetos de séries e mexendo no roteiro do longa metragem que irei dirigir em 2021.”

Humor e realidade são marcas registradas de Adnet

Levar a realidade para esquetes e quadros de humor não é bem uma novidade para Marcelo Adnet. Ele fez isso com maestria durante as seis temporadas do Tá no ar: A TV na TV. Agora, ele está à frente do Sinta-se em casa, programete gravado diretamente da casa de Adnet que entra no Globoplay de segunda a sexta, às 19h, e é exibido no dia seguinte no Encontro com Fátima Bernardes.

Em Sinta-se em casa, Adnet usa sua verve crítica e o humor para falar sobre desde as investigações sobre a interferência de Bolsonaro na Polícia Federal até as dificuldades do isolamento social, passando por declarações desastradas de vários governantes — tudo como se fosse uma grande crônica daquele dia.

“Uma nova realidade chegou pra todos nós, surpreendendo toda a humanidade. Temos que nos adaptar ao novo jeito de viver. São vídeos simples, feitos de casa, artesanalmente, apenas com o que tenho nas gavetas. A humanidade se reinventa e se adapta nas mais diversas áreas”, diz Adnet, no material de divulgação do programa.

Marcelo Adnet no Sinta-se em casa
Marcelo Adnet faz crônicas diárias no Sinta-se em casa

Por causa da pandemia, as gravações do humorístico Zorra foram interrompidas às vésperas de uma nova temporada entrar no ar. O jeito foi exibir um compilado com o que já foi piada por lá. Mas, para não perder o frescor, o programa começa com uma esquete inédita, gravada da casa dos humoristas e tendo exatamente a quarentena como foco.

“Algumas cenas gravamos direto do aplicativo, outras, gravamos da câmera do próprio ator. Nem sempre é tão fácil, porque tem muitas variáveis interferindo. Desde a eficiência da conexão à rotina de cada pessoa. E tudo isso somado à necessidade de estar espontâneo e entregue ao trabalho”, afirma Mauro Farias, diretor do programa, em material de divulgação da atração.

Apostando na máxima de que rir é o melhor remédio, esses humoristas acabam ajudando a combater o tédio de ficar em casa. A gente agradece.