Gatinho paulista ganha pele impressa em 3D

Publicado em PetReportagem

Veterinária de Sorocaba usou método da impressão 3D para reconstituir parte da pele do animal, perdida em atropelamento

Ainda sem nome, o gatinho recebeu o implante de pele produzida em 3D. Crédito da foto: Divulgação
Ainda sem nome, o gatinho recebeu o implante de pele produzida em 3D. Crédito da foto: Divulgação

Um gatinho da cidade de Sorocaba (SP) foi beneficiado pela técnica de impressão 3D. O método foi utilizado em uma clínica da cidade para salvar a vida do animal, que foi atropelado e perdeu parte da pele na região lombar e na coxa. A impressão 3D está revolucionando a medicina, permitindo criar órgãos e implantes com grande precisão.

Quando soube da história do gatinho, a veterinária Luciana Vieira Guimarães decidiu salvar o gatinho e fez cirurgias para tentar recuperar a pele. Contudo, os meios naturais não deram certo, e ela optou por usar tecidos artificiais. A cirurgia foi feita no início do mês. No início do ano, outro bichinho de Sorocaba foi beneficiado, este ano, com a impressão digital de tecido artificial. Trata-se da cadela Sofia, que teve a pálpebra reconstituída.

De acordo com Luciana, o gato responde muito bem ao tratamento.  “O tempo de recuperação vai reduzir pela metade. O sofrimento diminui muito, o que é bom para ele”, disse. Ela destaca o caráter inovador do método. “Nunca tinha visto algo parecido, isso será muito bom para usar em vários animais, em diversas situações”, destacou.

O responsável pela técnica é o bioengenheiro norueguês Andreas Kaasi, dono da empresa Eva Scientific, incubada no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Ele explica que os tecidos artificiais são biocompatíveis e ricos em colágeno. De acordo com ele, que para alcançar os resultados, foi necessário um ano de pesquisa. Ele ressalta uma das principais vantagens da técnica:  a agilidade na recuperação. “Ela torna a transformação melhor e mais rápida”, diz.

A expectativa é que o pequeno paciente logo esteja pronto para ganhar um lar. Segundo Luciana, o nome do gatinho ainda não foi escolhido: ela está entre Frank e Jack.

(Com informações da Prefeitura de Sorocaba).