Gabriel Jesus Gabriel Jesus comemora com o veterano Zé Roberto. Foto: Cesar Greco/ Fotoarena

Gabriel Jesus pode superar Coutinho e ser o artilheiro mais jovem da história do Brasileirão

Publicado em Esporte, Sem categoria

Aos 19 anos, o atacante Gabriel Jesus, do Palmeiras, é o goleador isolado do Campeonato Brasileiro com 9 gols depois da bela exibição nos 4 x 0 sobre o Figueirense, no Allianz Parque, em São Paulo. Se continuar na Série A até dezembro, quando terá 19 anos e 8 meses, o moleque do Palestra Itália vai quebrar o recorde de um tal de Coutinho, do Santos, e se tornará o goleador mais jovem na história do Brasileirão unificado.

Pelo levantamento do blog, Coutinho é o único artilheiro com menos de 20 anos a contar de 1959. Quando o Santos derrotou o Botafogo na final da Taça Brasil de 1962, o atacante do Peixe tinha 19 anos e 10 meses. Nascido em 11 de junho de 1943, Coutinho conquistou o título em 2 de abril de 1963 marcando um dos sete gols que o tornaram o matador isolado daquele torneio. “Eu não vejo jogo do Palmeiras, só vejo do Santos”, brinca o marrento Coutinho em entrevista por telefone ao blog. “Mas, pelo que me dizem, o menino é bom de bola. Eu já fiz a minha vida, parei de jogar há 40 anos, que ele faça a (vida) dele. Não tenho preocupação nenhuma com isso, se ele se tornar o caçula dos artilheiros, vou dar a ele os meus parabéns, nenhum recorde é eterno”, diz Coutinho.

A maioria dos demais artilheiros sub-20 do Brasileirão já estava na casa dos 20 anos e alguns dias ou meses. Em 2008, Keirrison, promessa do Coritiba, tinha 20 anos e 3 dias quando dividiu a artilharia do Brasileirão com os veteranos Washington e Kleber Pereira, com 21 gols cada.

Em 1994, o atacante brasiliense Amoroso disparou a fazer gols e foi artilheiro ao lado de Túlio Maravilha com 19. O meia-atacante já tinha 20 anos e cinco meses. Em entrevista ao blog, ele recorda a sensação de ter sido goleador do Nacional tão jovem. “Dá uma possibilidade de projeção muito grande. Isso faz com que o atleta tenha uma experiência futura em outros países já com essa marca importante de artilheiro do Campeonato Brasileiro. Isso é para poucos. Infelizmente, eu me machuquei nas semifinais daquele Brasileiro. Se não fosse isso, eu poderia até ter brigado pelo título e a artilharia isolada, acabei dividindo com o Túlio”, lembra. “O Gabriel Jesus precisa ter tranquilidade porque vai chegar um momento em que os gols não vão acontecer, mas ele tem faro de gol. Que continue trilhando a estrada certa porque é nome para a Seleção Brasileira”, aposta.

Antes de ser um dos goleadores em 1994, Túlio Maravilha foi goleador do Brasileirão aos 20 anos e cinco meses na edição de 1989. O matador balançou a rede 11 vezes pelo Goiás.

Na edição de 1974, Roberto Dinamite arrematou a artilharia com 16 gols vestindo a camisa do Vasco. O camisa 10 do Gigante da Colina tinha 20 anos e quatro meses ao atingir o feito. Por falar no cruz-maltino, Paulinho foi o goleador de 1978 com 20 anos e 4 meses.

Unificada ao Brasileirão pela CBF, a Taça Brasil de 1968 viu Ferretti, do Botafogo, ser o artilheiro do torneio aos 20 anos e seis meses com 7 gols defendendo a camisa do Glorioso.

Alcindo tinha 20 anos e 9 meses quando a Taça Brasil de 1965 terminou com ele artilheiro isolado pelo Grêmio com 10 gols. Em 1963, Ruiter, do Confiança, somava 20 anos e 10 meses ao se tornar o goleador máximo da Taça Brasil.