Oposição em xeque

Publicado em Política

 

Em suas conversas mais reservadas, os aliados de Michel Temer consideram uma jogada de mestre a estratégia de atribuir à oposição a obrigatoriedade de garantir o quórum para a votação de 2 de agosto sobre a denúncia envolvendo o presidente em investigação de corrupção passiva. Isso significa que todos aqueles interessados em votar a favor do pedido do Ministério Público terão que registrar presença logo, para não deixar dúvidas da posição de que não jogam para postergar a decisão da Câmara, ainda que o placar final não lhes seja favorável.

 

Prata da casa
Cacá Diegues, um ícone do cinema brasileiro, foi para lá de festejado na posse do novo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão. Ao lado dele, estava sentado um produtor de Brasília Christian de Castro, irmão do cineasta Erik de Castro. Christian está para lá de cotado para comandar a Ancine.

Vem mais
O outro evento no Planalto foi a transformação do Departamento Nacional de Produção Mineral em agência. O mesmo será feito com a Embratur, de forma a permitir que a instituição possa captar recursos para promoção do Brasil no exterior. Antes, porém, virá a abertura de capital das empresas aéreas.

Por falar em Embratur…

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Wellington Moreira Franco, aproveitou um rápido encontro com o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, no corredor do Planalto, e foi direto: “Vamos montar um projeto conjunto para o Rio de Janeiro”. Explica-se: o Rio é considerado o cartão-postal do Brasil. Esse problema da violência por lá prejudica não só a cidade, como a imagem do país no exterior. O projeto, dizem as autoridades, “é para ontem!”.

 

É matar ou morrer
Dentro da base governista, todos os movimentos para postergar a votação da denúncia foram abandonados. “Foi tudo marcado com 20 dias de antecedência, o país está esperando. Não há justificativa para não votar”, diz o líder do PMDB, Baleia Rossi.

 

Fica esperto, Rodrigo!
Ok, que o DEM do Rio, capitaneado por Rodrigo Maia, espera contar com o apoio do PMDB para concorrer ao governo estadual. Só tem um probleminha. Até aqui, os peemedebistas não admitem abrir mão da disputa. O nome hoje é Eduardo Paes mesmo se “não der praia”. É que o partido precisa se reinventar por lá e tirar a imagem de presidiário e corrupto criada pelo ex-governador Sérgio Cabral.

 

Habeas Corpus preventivo/ Na conversa com Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foi logo dizendo: “Prometo que, se eu assumir a presidência da República interinamente, não serei candidato à reeleição”. Eis que Alckmin respondeu: “Claro, claro…”

Ahã…/ Essa parte do diálogo entre Alckmin e Rodrigo Maia foi traduzida assim: “Ok, Maia, você finge que me engana e eu finjo que acredito”.

Na alegria e na tristeza/ Se tem algo que o ex-presidente José Sarney (foto) não faz é abandonar os amigos. Ele fez questão de ligar para Lula a fim de lhe prestar solidariedade pelos problemas com a Justiça.

Namoro ou amizade?/ O ministro da Educação, Mendonça Filho, resumiu assim a conversa do seu partido com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin: “O momento atual não é de fazer casamento com ninguém. É só para ficar flertando”.