Judiciário
Judiciário Judiciário

Judiciário estará em evidência em 2020

Publicado em coluna Brasília-DF
Coluna Brasília-DF

À primeira vista, o voto do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso sobre a reintegração dos conselheiros do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) foi visto como um recado claro ao governo sobre o que não será tolerado. Para os políticos amantes da democracia, a leitura foi a de que ainda há meios de não deixar o país completamente à mercê da vontade soberana do presidente da República.

Por isso, para 2020, os congressistas apostam que o STF será muito mais demandado. Inclusive as reformas que saem do Congresso serão objeto de uma chuva de ações. Dos três Poderes, os políticos acreditam que o Judiciário é o que estará mais em evidência.

Tríade

Dos três filhos do presidente que já deram problema ao longo desse primeiro ano de mandato, Flávio é o que acaba 2019 em pior situação. A diferença de valores que ele disse ter retirado da loja de chocolates (R$793,4 mil) e o que a empresa declarou ter pago à Receita Federal (R$ 435,6 mi), no mesmo período, é considerado o maior problema porque reforça a suspeita dos investigadores sobre lavagem de dinheiro.

Sereno para quem?

A previsão de um 2020 mais sereno feita pelo ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, ao jornalista Rodolfo Costa, do Correio, é vista como “terreno na lua”. Não há como ter tranquilidade com Flávio Bolsonaro sob investigação, Eduardo respondendo ao Conselho de Ética da Câmara e eleição municipal na roda.

Indulto & excludente

O indulto do presidente Jair Bolsonaro a policiais é visto como o cumprimento do excludente de ilicitude que o Congresso ainda não aprovou e terá dificuldades em votar.

Curtidas

Enquanto isso, em São Paulo…/ Em 2013, o então ministro da Saúde, Alexandre Padilha, era aclamado em São Paulo como possível candidato a governador em 2014. O tempo passou e hoje o deputado Padilha está embolado numa pré-candidatura a prefeito, em que há mais quatro interessados.