Em terra de cego…

Publicado em Política

 

As classes empresarial e política passaram as últimas 48 horas com um olho nos detalhes das delações de Joesley Batista e executivos da JBS e o outro no espectro político, em busca de um nome para assumir o país, caso o presidente Michel Temer venha a deixar o cargo. Não encontraram. Todos os nomes pensados até agora trazem alguns senões e ninguém quer apostar num presidente que, eleito indiretamente, apresente problemas logo ali na frente.

» » »

Enquanto esse cenário não estiver claro na cabeça dos políticos e dos empresários, Temer resistirá. Isso porque, somadas as delações da Odebrecht, da JBS e de quem mais recorreu a esse recurso até agora, não resta muita gente fora do cesto do caixa dois que imperou em todas as campanhas. Diante disso, não são poucos os que consideram que o presidente ainda tem condições de reaglutinar a base aliada, apesar dos protestos de rua, das delações e das pressões pelo afastamento. O fim de semana, aliás, será dedicado a esse trabalho. Falta, entretanto, combinar com as ruas, que, se continuarem num crescente, podem inviabilizar a estratégia do governo.
Pegou mal

A perícia da Polícia Federal até hoje não recebeu nenhum pedido de análise das gravações. Para os policiais, a situação é constrangedora, pois é um indício forte de que o presidente não confia no trabalho dos técnicos da Polícia Federal.

Pegou muito mal

Joesley Batista foi, até agora, o único delator que recebeu salvo-conduto para viver fora do país com os bolsos recheados de dinheiro captado na bolsa e no câmbio depois das denúncias que fez. Há quem atribua tantas benesses ao ex-procurador Marcelo Miller, próximo ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Miller largou a força-tarefa da Lava-Jato para se juntar ao escritório Trench, Rossi, Watanabe Advogados, que cuida da vida dos delatores da JBS.

Apoio à República I

A intervenção militar como solução para a crise política pode até povoar o imaginário de alguns brasileiros. Porém, não é o que os comandantes militares desejam. Em reunião ontem com o presidente Michel Temer, os comandantes da Força Naval, almirante Eduardo Bacellar; da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; e do Exército, general Eduardo Villas Bôas, deixaram clara a intenção de que os desafios no país sejam superados seguindo a Constituição e a ordem institucional vigente. Aliás, a decisão do ministro da Defesa, Raul Jungmann, em permanecer no cargo, foi, inclusive, um pedido dos militares.

Apoio à República II

Os comandantes, no entanto, fizeram questão de expôr a Temer as preocupações com a crise e procuraram tirar a limpo a avaliação do presidente sobre a real situação do quadro político. Ouviram que o governo resistirá.
CURTIDAS

Vale tudo I/ “Joesley Safadão”, como o empresário Joesley Batista vem sendo chamado nas redes sociais, era comparado nas rodas de políticos ao personagem de Reginaldo Faria na novela Vale Tudo, que fez sucesso no final dos 1980.

Vale tudo II // Marco Aurélio, vice-presidente do grupo Almeida Roitman, fazia de tudo para se dar bem. Ele ficou famoso no último capítulo da novela, fugindo do país com uma mala cheia de dinheiro e dando uma banana para os brasileiros. Mais ou menos como Joesley fez com aval do Poder Judiciário e do Ministério Público.
Enquanto isso, em Minas Gerais…/ Quem conhece a política mineira recomenda anotar esse nome: Rodrigo Pacheco (foto), do PMDB, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. É novo no pedaço e bom de voto. Diante do vácuo político que toma conta do estado e da derrocada do PSDB do senador afastado, Aécio Neves, há quem coloque Pacheco como um potencial candidato a governador em 2018.

Por falar em novos…/ Nunca antes na história desse país a turma nova na política chegará a um ano eleitoral com tantas chances de galgar postos mais altos.