Deputados deixam o PSB, destino provável é o DEM

Publicado em Política

Rodrigo Maia era só sorrisos depois dessa notícia e de uma conversa com o presidente Michel Temer

O ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, que está licenciado do cargo para votar a denúncia contra o presidente Michel Temer, acaba de deixar o PSB, junto com a ex-líder do partido, Teresa Cristina (MS), Fábio Garcia e Adilton Saquetti. Em conversa há pouco com o presidente do PSB, Carlos Siqueira, ficou acertado que não haverá qualquer gesto por parte da direção partidária no sentido de tentar reaver o mandato, alegando fidelidade partidária.

O destino do grupo não está selado, mas a tendência da maioria é a filiação no Democratas, do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, já apontado como um dos possíveis pré-candidato à Presidência da República. O único que talvez não siga esse caminho é o ministro, que seguirá o pai rumo ao PMDB do presidente Michel Temer.

Rodrigo, aliás, esteve hoje à tarde com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto. Conversaram por uma hora. Maia chegou ao Congresso só sorrisos. “Amiguinhos para sempre?”, perguntou uma jornalista. “Em política não tem amiguinho. Muitos menos para sempre”, respondeu.

Ou seja, está tudo bem entre Rodrigo Maia e Michel Temer até a próxima crise. Rodrigo considera que houve um erro do governo, quando da filiação do senador Fernando Bezerra Coelho (PE) ao PMDB. O senador foi o primeiro a deixar o PSB rumo a outro partido e a festa contou com a presença dos ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha, algo que contrariou Rodrigo Maia. Até segunda ordem, ele e Temer estão bem. Porém, se o PMDB investir muito para agregar Teresa e os demais deputados, a toada do afastamento será retomada.