CPI
CPI CPI

Apesar da pressão, Davi Alcolumbre barra CPI da Toga no Senado

Publicado em coluna Brasília-DF

Coluna Brasília-DF

O senador Alessandro Vieira pode esquecer a CPI da Toga. Apesar da pressão nas redes sociais, o presidente Davi Alcolumbre mantém a tendência de considerar o texto antirregimental, por se tratar de proposta que tenta influir na decisão de outro poder. E sabe como é, depois de um almoço programado especialmente para distensionar a relação, não será a hora de provocar novo foco de tensão.

Mapeamento prévio

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro estiver em Washington, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, listará aqueles parlamentares que não votam a favor da reforma da Previdência por convicção e aqueles que podem votar por um “empurrão” da velha política.

Mandetta na lida

Tem diretor de hospital público que entra em pânico ao ouvir o nome do ministro Luiz Mandetta, da Saúde. É que ele tem feito visitas surpresas e silenciosas a várias instituições. E, quando não encontra os encarregados no serviço, já viu. A cobrança é imediata. E ai do diretor que não aparecer.

High level/ O documentário Jardim das aflições, sobre o filósofo Olavo de Carvalho, foi destaque na agenda de parte da comitiva brasileira que desembarcou mais cedo em Washington. Eduardo Bolsonaro, por exemplo está na capital estadunidense desde ontem, em intensa agenda. “Sem Olavo não haveria Bolsonaro”, disse Eduardo, que assistiu ao filme no hotel Trump Internacional.

Diálogo restrito/ Na conferência de imprensa dos presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump no Rose Garden, da Casa Branca, nesta terça-feira, os jornalistas brasileiros terão direito a duas perguntas. E só.

Renova em alta/ Os deputados eleitos com o selo Renova largaram bem. Já no primeiro mês de mandato, ganharam manchetes com fatos positivos, como, por exemplo, abrir mão da aposentadoria dos parlamentares para ficar apenas com a do INSS.

Outro serviço/ Na semana que vem, em função da cobertura da viagem do presidente Jair Bolsonaro a Washington, a coluna ficará a cargo do editor Leonardo Cavalcanti. Até a volta.