CARGOS LIBERADOS

Publicado em Sem categoria

Dilma e Temer liberam os cargos
Começa hoje a distribuição dos cargos de segundo escalão do governo Dilma Rousseff. Só que nem tudo será exatamente do jeitinho que deputados e senadores pediram. Em vez de discutir por partido, a partilha dos postos de comando será por estado. Hoje, sairão as nomeações dos cargos para Piauí, Goiás e Sergipe. O critério de escolha, obviamente, é porque ali há menos forças brigando por direções regionais, tais como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ou o Departamento Nacional de Produção  Mineral (DNPM).

Vai sobrar…
A produção de cartazes com fotos de parlamentares que votaram a favor da terceirização como “traidores do trabalhador” fará o Planalto perder muitos votos em propostas futuras. A ideia foi da CUT, mas deputados petistas chancelaram a iniciativa, irritando os aliados.

…Pro ajuste
Agora, com o ajuste fiscal mais próximo de entrar em pauta, há grupos se mobilizando para votar contra a proposta, como uma espécie de vingança. Afinal, dizem alguns, se o projeto é do governo, o PT não terá como votar contra. A ordem é expor o PT como um partido que “tira benefícios dos trabalhadores”. Cuide-se, Joaquim Levy!

Simbologia de ontem
O fato de Renan Calheiros nomear Vinícius Lages ontem mesmo como seu chefe de gabinete deixou os peemedebistas com a certeza de que o presidente do Senado não gostou de ver o aliado sair para dar a vaga a Henrique Eduardo Alves. Não há, no momento, nada capaz de satisfazer o senador politicamente.

Simbologia de amanhã
Depois de engavetar as CPIs contra o governo no Senado, o vice-presidente Michel Temer terá que se virar para aprovar o nome de Luiz Fachin para o Supremo Tribunal Federal. Por mais currículo que o jurista tenha, há quem diga que será aí o troco dos senadores do PMDB contra o governo. Querem mostrar que Renan ali comanda mais do que o próprio Temer.

Sintoma & cura
A equipe do Ministério do Turismo aplaudiu muito mais Vinícius Lages do que Henrique Eduardo Alves. Sinal de que o ex-deputado, além do PMDB, terá que conquistar aqueles que ajudaram Lages a consolidar uma boa imagem da pasta.

Script trocado
O PT está mobilizado para acompanhar hoje o depoimento de João Vaccari Neto dentro da Lava-Jato. A expectativa é de que ele mantenha o mesmo ritmo da CPI da Petrobras. Ocorre que, ao que tudo indica, não será nas doações que os investigadores concentrarão as perguntas e sim nos recursos destinados às gráficas.

CURTIDAS   

Entendeu?/ Na homenagem aos povos indígenas no Senado, a turma da taquigrafia ficou atônita quando José Frederico, líder indígena, começou a falar tupi-guarani na tribuna da Casa. “Fiz questão de falar na minha língua. Mesmo falando grego, dá para o senhor entender, né, presidente?”, afirmou, referindo-se a João Capiberibe (PSB-AP).

Íntimo/ José Frederico, lá pelas tantas em seu discurso, reclamando que a segurança lhe cobrara o uso de gravata, citou o senador Telmário Mota (PDT-RR): “Viu senador, é Mário, né? Pois é, seu Mário, continue assim, humilde, do jeito que o senhor é!”

A fúria/ O líder do PSD, Rogério Rosso, está furioso com a deputada Érika Kokay (PT-DF), que lhe apresentou num cartaz como traidor dos trabalhadores por votar favoravelmente à terceirização. O mesmo vale para Fernando Monteiro e o PT de Pernambuco. Se dois deputados tão cordatos estão assim, imagine, leitor, aqueles mais esquentados.

Por falar em PT…/ Havia pouquíssimos representantes do PT na posse de Henrique Eduardo Alves como ministro do Turismo. Passaram por lá menos de 10 deputados. Sinal de afastamento entre petistas e peemedebistas.