Reforma da Previdência
Reforma da Previdência Reforma da Previdência

Reforma da Previdência será mais branda, mas não insossa do ponto de vista fiscal

Publicado em coluna Brasília-DF

Assim que voltar a Brasília, o presidente Jair Bolsonaro vai definir a proposta de reforma da Previdência, que será um pouco mais branda do que deseja a equipe econômica, mas não tão rala a ponto de ficar insossa do ponto de vista fiscal. É nessa linha que o presidente reflete por esses dias. A ideia dele é enviar um projeto que a sua base abrace logo na largada, para não demorar na tramitação, uma vez que há a decisão do Planalto de mandar uma nova peça e não apenas apensar o que já está no Congresso.

Em tempo: o presidente, ao contrário de alguns parlamentares, não considera que o envio do texto está atrasado. E sem a formação das comissões técnicas da Casa não há prejuízo em relação aos prazos.

Distensão

O arquivamento do pedido de CPI do Judiciário serviu para baixar a fervura entre os Poderes, mas ainda não é um cessar-fogo em todos os sentidos. No próprio STF, há quem diga que, se o governo quiser ter uma boa relação com todos os ministros, terá de cobrar dos seus respeito aos preceitos constitucionais e coibir relatórios técnicos que citem qualquer ministro ou parente como suspeito em crimes.

Vale uma lupa I

Chamou a atenção de muitos uma grande licitação da Codevasf — R$ 199,2 milhões — para a execução dos serviços de operação e manutenção das estruturas dos eixos Norte e Leste do projeto de integração do Rio São Francisco. O pregão foi publicado no Diário Oficial da União em 28 de dezembro de 2018.

E teve uma lupa II

Com a virada do governo, a abertura das propostas prevista para 24 de janeiro foi adiada para 27 de fevereiro. Tem muita gente de olho. Afinal, não é todo dia que aparecem serviços de quase R$ 200 milhões num governo com poucos recursos.

Novos com velhas práticas

Mal começou a legislatura, e deputados novos agem como os antigos. Não houve número sequer para abrir a sessão na segunda-feira. A galera praticamente emendou o fim de semana. Para quem assumiu cheio de vontade, a obrigação era fazer diferente.

CURTIDAS

Testes para todos/ A Arko Advice listou três projetos que podem servir para averiguar a lealdade da base do governo. Duas são medidas provisórias: a que trata da reorganização dos ministérios com a extinção da pasta do Trabalho e a que modificou as regras de concessão de benefícios do INSS. Aliás, seu maior executivo, Murillo de Aragão, fala amanhã, na Câmara Brasileira de Comércio de Nova York, sobre desafios e perspectivas do governo Bolsonaro.

Testes de Alcolumbre I/ Aos poucos, Davi Alcolumbre vai conquistando a confiança de seus pares. Primeiro, não partiu para cima de Kátia Abreu quando a senadora lhe tomou a pasta. Agora, arquivou a CPI da Toga, jogando a favor do regimento, contra a maré da opinião pública que defendia a investigação.

Testes de Alcolumbre II/ Na visão dos senadores, são sinais de que ele não leva os embates para o lado pessoal nem teme tomar decisões, ainda que sejam impopulares.

Ricardo Boechat/ E lá se vai mais uma referência do amor pela notícia que tive oportunidade de conhecer. Que Deus conforte a esposa, Veruska, e os filhos, Bia, Rafael, Paula, Patrícia, Valentina e Catarina.