Bolsonaro fica menor

Publicado em coluna Brasília-DF

O pé no freio do PR em relação ao apoio formal à candidatura presidencial de Jair Bolsonaro (PSL) foi comemorado tanto pelo PT quanto pelos partidos de centro. É que, se outros partidos fizerem o mesmo movimento, o candidato do PSL não terá tempo de tevê em volume suficiente para fazer crescer a sua campanha quando começar a corrida eleitoral de fato. Para completar, a saída do PR da aliança de Bolsonaro será um sinal de que os caciques do partido não confiam que o ex-capitão estará no segundo turno.

Até aqui, os partidos estão avaliando dois campos: num, mais à esquerda, estão Ciro Gomes, do PDT, e o PT com ou sem Lula. No outro, Geraldo Alckmin, do PSDB, e Bolsonaro (eles conversaram, mas não levam mais em conta Álvaro Dias, do Podemos, e tampouco pensam em fechar com Marina Silva, da Rede, que segue fazendo sua campanha longe dos partidos de centro e de potenciais aliados do PT). O PR tende a seguir com o PT, dando adeus ao bloco de centro. O PP, DEM e Solidariedade continuam disputados entre Ciro e Geraldo Alckmin, com uma ligeira vantagem para Alckmin por causa do discurso pró-reformas.

Eles têm a força
As direções partidárias têm os recursos para financiamento de campanha, mas não terão pulso para mandar nas escolhas de quem os deputados federais vão apoiar para presidente da República. Como as quotas de cada parlamentar para financiar a própria campanha foram definidas antecipadamente, estão todos senhores de si. A turma agora corre é para cobrar os recursos prometidos e que se dane a campanha presidencial.

Tá neste nível
Os partidos oficialmente podem até ter candidatos, mas algumas estrelas estão cuidando da vida sem esperar a formatação nacional. Renan Calheiros vai de PT, Guilherme Mussa, do PP, apoiará Alckmin; o cearense Danilo Forte, do DEM, também vai de Alckmin. Cada um na sua.

Vai ter nome!
O presidente do PSB, Carlos Siqueira, tem dito que seu partido terá sim, candidato a presidente da República. E, pelo tom da conversa dele com amigos, não será Geraldo Alckmin. “Não temos vocação para ser tucano e ficar em cima do muro”, diz.

Lídice na roda
Carlos Siqueira passou, inclusive, a trabalhar com a pré-candidatura de Lídice da Mata a presidente da República. Só tem um probleminha: a ideia, até aqui, não colou nos outros estados. A conta que alguns fazem é que Pernambuco, ao se juntar à Paraíba, Amapá, Acre, Rio Grande do Norte e outros estados nordestinos, faz o que quiser dentro da reunião do diretório do PSB, marcada para 30 de julho. A convenção ficou mesmo para 5 de agosto, depois que o PT pernambucano definir o que fará da pré-candidatura de Marília Arraes ao governo estadual.

Sutil…/ O governador de São Paulo, Márcio França, aproveitou a entrevista ao Roda Viva na última segunda-feira para um “chamego” com os tucanos. Além de defender o apoio a Geraldo Alckmin, citou José Gregori, ex-ministro da Justiça de Fernando Henrique Cardoso, como inspirador de programas de segurança no tempo em que o socialista era prefeito de São Vicente.

… como um elefante/ Nos idos dos anos 90, o MDB ao menos esperava as convenções partidárias para declarar apoios a outros candidatos. Pois agora nem precisa mais disso. Renan Calheiros (foto) visita Lula, faz jura de amor ao PT e fica por isso mesmo.

Por falar em Lula…/ Os pré-candidatos a senador, caso de Sílvio Costa, do PTdoB, aproveitam as imagens coletadas nas caravanas do petista antes da prisão para jogar nas redes sociais que têm o apoio do ex-presidente. Lula, ainda que não esteja na campanha, estará presente todos os dias.

Breu na política/ O que mais incomoda os partidos sem candidatos a presidente da República é ter que decidir um caminho no escuro. Ninguém tem segurança nas escolhas, muito diferente das eleições anteriores. Se escolher errado, depois para mudar de rumo fica mais difícil.