As preliminares de 2018

Publicado em Política

Com a lista de delatados pela Odebrecht em fase de análise pelo Supremo Tribunal Federal (STF), os senadores pré-candidatos a algum mandato eletivo aproveitaram o encontro com Michel Temer para fazer suas apostas eleitorais e cenários futuros. Romero Jucá mencionou que está desde já em campanha. Porém, a maior dúvida entre os senadores hoje é: réu pode ou não ser candidato a presidente da República? Até aqui, só condenado em segunda instância está fora. Lula é réu. O ex-presidente do Senado, Renan Calheiros, também. Valdir Raupp, idem. Já se sabe que quem é réu não pode fazer parte da linha sucessória da Presidência da República. Ainda no jantar, alguém citou o projeto do deputado Miro Teixeira para impedir que os réus possam concorrer aos cargos de presidente da República e de vice. Até aqui, com tantos indicados a esse aposto junto ao nome, a perspectiva de aprovação é zero. Mas, nos bastidores, a discussão está posta.

Em nome do pai
O governador de Alagoas, Renan Filho, tem concentrado as agendas às quintas e sextas-feiras em Brasília. Tudo para evitar que o pai, o senador Renan Calheiros, tenha que pegar um voo comercial e correr o risco de ser vaiado no aeroporto. Em algumas ocasiões, quando o filho não vem, Renan tem optado por passar o fim de semana na capital da República

Meu foro, minha vida I
O líder do DEM, deputado Efraim Morais, apresentou, há um ano, um parecer favorável ao projeto que acaba com o foro privilegiado. O relatório aguarda votação na Comissão de Constituição da Câmara dos Deputados. “Tem muita gente sem pressa nisso”, diz ele.

Meu foro, minha vida II
No Senado, a situação parece mais difícil para quem deseja manter o privilégio. O presidente da Casa, Eunício Oliveira, avisou a alguns senadores que, no plenário, o projeto do fim do foro privilegiado passa. Ninguém vai querer colocar a cara para defender a própria pele. O projeto, entretanto, terá que seguir para… a Câmara dos Deputados.

Gilmar e o futuro
Procurado por vários amigos para saber o que ele achava da preferência que começa a angariar nas enquetes que envolvem o baixo clero da Câmara (revelada ontem pela coluna), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, disse que jamais passou pela sua cabeça pular para o Poder Executivo, mesmo numa eleição indireta. Gilmar é feliz no Judiciário e hoje está muito próximo do presidente Michel Temer.

Depois do Caged, outros virão
A exemplo da melhora no emprego, anunciada ontem, a equipe do presidente Michel Temer vasculha as agendas dos ministros para deixar todas as boas notícias para serem alardeadas pelo presidente da República.

O retorno delas I/ Presente ao jantar do presidente Michel Temer com a bancada peemedebista, a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) indica que as mágoas ficaram para trás. Quando a ex-governadora Roseana Sarney comentou que está viajando por todo o estado e recentemente esteve na divisa com Tocantins, a ex-ministra da Agricultura de Dilma Rousseff fez questão de dizer que, da próxima vez, Roseana avise a ela. “Faço questão de receber você no Tocantins e lhe prestar uma homenagem”, disse Kátia.

O retorno delas II/ Quem conversou com Roseana saiu com a impressão de que ela será candidata ao governo do Maranhão no ano que vem. Sabe como é… A política está no sangue.

Enquanto isso, no mundo dos homens…/ O resumo da ópera dos políticos está assim: “Se até homicídio prescreve, por que caixa dois, não?”

Troféu simpatia/ Além da anistia ao caixa dois, algo difícil, os deputados falam em separar doações oficiais por simpatia ao candidato e daquelas que tiveram algum motivo não republicano. A ordem é lembrar que Valdir Raupp (foto) foi acusado porque houve indícios.