Além da aposentadoria

Publicado em coluna Brasília-DF

Além da aposentadoria

Depois de comerciais sobre a reforma da Previdência, o governo prepara mais um pacote a fim de esclarecer à sociedade que o sistema previdenciário não se resume a aposentadorias e pensões e abarca um seguro global, incluídos aí licença-maternidade, auxílio-doença e outros benefícios. Por isso, haverá mensagens voltadas especialmente a mulheres em idade fértil e outras específicas para lembrar da existência do auxílio-doença, como forma de mostrar que se trata de algo mais complexo do que o custeio de aposentadorias e pensões.

» » »

A ideia do Planalto é usar especialmente as redes sociais para explicar que o objetivo da reforma é evitar qualquer interrupção futura desse seguro. O material deve começar a aparecer nas redes depois da retomada das discussões no Congresso Nacional.

Destino seguro

Não foi apenas a advogada Beatriz Catta Preta, a precursora das delações premiadas, que decidiu deixar o Brasil em busca de segurança. O ex-diretor da Caixa Fábio Cleto também mandou sua família para fora do país. Dizia aos amigos que era a única forma de tentar proteger os seus das ameaças do doleiro Lúcio Funaro, hoje detento.

Modus operandi

Nem todos os estados vão requisitar o uso das Forças Armadas, mas os 27 governadores avisaram que pretendem pedir o que estiver disponível em termos de equipamentos de segurança. Muitos, porém, preferem não anunciar o uso de bloqueadores de celulares em presídios para evitar retaliações, como queima de colchões. Aliás, reza a lenda, a confusão no Rio Grande do Norte começou porque o secretário de Justiça, Walber Virgolino, anunciou mais rigor com a vigilância na penitenciária de Alcaçuz.

Vai que…

Na boca para ser nomeado ministro da Secretaria de Governo, o deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) fez questão de comparecer ao encontro entre parlamentares baianos e o candidato a presidente da Câmara, Jovair Arantes (PTB-GO). Foi inclusive extremamente cauteloso ao mencionar o PSDB e Rodrigo Maia. Em sintonia com a cara de paisagem oficial que o governo faz para a disputa.

Briga boa

O líder do governo, André Moura (PSC-SE), que trabalha para permanecer no cargo, foi receber Jovair Arantes no aeroporto de Aracaju ontem no final da tarde. Ele compete com o líder do PP, Aguinaldo Ribeiro (PB), outro de olho em representar o governo na Câmara.

Reza forte/ O vice-governador da Bahia, João Leão, levou o deputado Jovair Arantes (foto) para receber uma bênção do reitor da Basílica de Nosso Senhor do Bonfim, Padre Edson Menezes da Silva. Sabe como é, né? Água benta e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

Primeiro de uma fila../ Ao
desistir de concorrer à Comissão de Constituição e Justiça no ano passado, o deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) espera agora a pole position para comandar o colegiado este ano, conforme combinado com
o próprio partido.

… incerta/ O receio dos aliados
de Pacheco é a quantidade de candidatos a primeiro vice da
Câmara dentro do PMDB. Alguns concorrentes entraram apenas para valorizar o próprio passe na hora em que houver a escolha daqueles que irão compor as comissões técnicas, especialmente a CCJ.

Estado Islâmico tupiniquim/ Em entrevista ao programa CB-Poder, da TV Brasília, o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp comparou os métodos das facções que atuam nos presídios brasileiros ao do grupo terrorista Estado Islâmico. E foi categórico ao se referir aos 500 mil mandados de prisão não cumpridos no Brasil: “É melhor que continuem soltos do que entrar para a escola superior do crime”. Confira no site www.correiobraziliense.com.br.