Não conte com eles

Publicado em coluna Brasília-DF

O PT não pretende votar a favor do retorno do senador Aécio Neves ao exercício do mandato. Depois de acompanharem com uma lupa a decisão do Supremo Tribunal Federal, que colocou as medidas cautelares para análise no Congresso Nacional, os petistas querem tirar a questão institucional de cena e analisar o mérito do processo contra o senador do PSDB. Algo parecido com o que fez o ministro Luís Roberto Barroso, um voto que gerou inclusive uma nota da defesa de Aécio. É o PT colocando de volta à cena a tentativa de desgastar ainda mais um dos partidos adversários no caminho de 2018.

Nessa brecha de enfrentamento com o PSDB, o PT planeja ainda cobrar a abertura de processo contra Aécio no Conselho de Ética do Senado. A reação da base será imediata. A julgar pelo que os políticos estão comentando nos bastidores, a confusão está só no começo. Vem aí uma guerra de pedidos no Conselho.

Conte com eles
As contas da base do governo indicam que Aécio Neves pode prescindir do PT para recuperar o direito de exercer o mandato. A base aliada, se continuar unida, terá condições de salvar Aécio no Senado da mesma forma que segurará Michel Temer na Câmara. Aliás, Aécio e seus aliados aproveitam esses dias de feriadão para expor aos demais senadores que foi uma “injustiça” tirar o mandato de um senador por medida cautelar e só agora, 16 dias depois, decidir que tem que passar pelo Senado. A esperança do grupo é a de que o senador possa exercer o mandato, até para se defender no Conselho de Ética.

Mistério
Os parlamentares que tomaram o depoimento do advogado Willer Thomaz essa semana na CPI da JBS ficaram estarrecidos. O advogado ficou preso 78 dias e não foi ouvido pelas autoridades todo esse período. A suspeita é a de que não foi ouvido para não expor o Ministério Público.

Calcanhar de Lula
Os petistas que ainda têm esperanças de ver Lula na corrida presidencial do ano que vem começaram a coletar de dados para tentar responder por que o PT, em 13 anos de poder, não resolveu determinados problemas do país. A lista é encabeçada pela corrupção.

Êxodo
Socialistas calculam que algo em torno de 15 dos 36 deputados do PSB planejam deixar o partido, caso haja a expulsão da líder, Tereza Cristina. É o grupo que, junto com a líder, chegou ao PSB atendendo a um convite de Eduardo Campos, num projeto alternativo à polarização PT-PSDB. Desde a morte de Eduardo, o grupo vem perdendo espaço entre os socialistas.

CURTIDAS

Os trabalhos de Arruda/ Empenhado em fazer da mulher, Flávia (foto), deputada federal, o ex-senador e ex-governador José Roberto Arruda (PTB) tem conversado com vários pré-candidatos a governador do Distrito Federal. O último representante do PTB do DF no Parlamento foi o senador Gim Argello, hoje “inquilino” do sistema carcerário em Curitiba.

Climão entre torcidas/ Aliados de João Dória disseram que as vaias no santuário de Nsa Sra Aparecida ontem mostram que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, não está com essa bola toda. Os de Geraldo, entretanto, respondem que Dória só não foi alvo das vaias, porque, “como sempre, estava viajando”.

Assédio eleitoral/ Acostumada a frequentar supermercados e feiras em Brasília, a senadora Ana Amélia Lemos (PP_RS) tem sido abordada por cidadãos pedindo que ela se candidate a presidente da República., Ana Amélia sorri e avisa: “Sou candidata à reeleição para o Senado no Rio de Grande do Sul”.

Faz sentido/ Aliados do presidente Michel Temer se apressaram nos últimos dias em desmentir que ele tenha qualquer problema de saúde grave: “Se fosse algo grave, doutor Kalil não deixaria o Michel sair do hospital”, disse o deputado Beto Mansur.