Ontem o povo votou. Escolheu prefeito e vereadores. Das oito da manhã às cinco da tarde, eleitores saíam de casa e se dirigiam à zona eleitoral. Foi a festa da democracia. Depois, veio a apuração e a torcida. O candidato da gente venceu ou foi derrotado? Para responder, a saída foi acertar a conjugação do verbo eleger. Como dar a notícia? Marque a resposta nota 10:
a. Meu candidato foi eleito.
b. Meu candidato foi elegido.
c. As duas opções estão certinhas da silva.
***
a. Meu candidato está eleito.
b. Meu candidato está elegido.
c. As duas opções merecem nota 10.
E daí?
Escolheu a letra a nos dois testes? Acertou. O verbo eleger tem dois particípios. Um deles é elegido. Ele é regular porque termina do mesmo jeitinho que os verbos terminados em ir (partido, dividido, dormido, vestido). O outro é eleito. Eleito joga no time dos irregulares porque foge do modelo da terceira conjugação.
A vez de cada um
Quando usar um ou outro? Depende da companhia. Com ser e estar, como nas frases que aparecem nos dois testes, só eleito tem vez. E com ter e haver, você sabe qual a forma nota mil? Então marque a opção pra lá de certa:
a. Eu tinha elegido o candidato da oposição.
b. Eu tinha eleito o candidato da oposição.
c. As duas formas estão corretas.
***
a. Eu havia elegido o candidato da oposição.
b. Eu havia eleito o candidato da oposição.
c. As duas frases merecem tapete vermelho e banda de música.
Acertou?
Escolheu a letra c nos dois testes? Viva! Eleger é pra lá de permissivo. Com os auxiliares ter e haver, aceita os dois particípios.
Não bobeie..
Elegido — só se usa com os auxiliares ter e haver.
Eleito — se usa com todos os auxiliares — ser, estar, ter e haver.
.