Iba
ibaneis_coluna 01/08/2019. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Governador Ibaneis Rocha

Ibaneis exonera administradores do Cruzeiro e de Samambaia

Publicado em GDF, Notícias
THAIS UMBELINO

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) decidiu voltar atrás nas nomeações das Administrações de Samambaia e Cruzeiro feitas na segunda-feira (6/7)  e exonerar os respectivos administradores. Na manhã desta terça-feira (7/7), o chefe do Executivo retirou do comando Renato Couto Mendonça e Gustavo Aires. A decisão foi publicada no Diário Oficial do DF.

A medida retifica publicações em edição extra do Diário Oficial de ontem, nas quais Ibaneis exonerava Renato Couto da Administração de Santa Maria e o nomeava para o cargo de administrador de Samambaia. Gustavo Aires deixava o cargo em Samambaia para assumir a Administração do Cruzeiro. A decisão, porém, foi considerada “sem efeito” no dia seguinte.

O decreto tem relação com dificuldades enfrentadas pelo Executivo em aprovações de projetos na Câmara Legislativa, como na votação do Refis e na Reforma da Previdência. As exonerações tiram regiões administrativas das mãos de deputados cuja relação com o GDF está estremecida, como Reginaldo Sardinha (Avante), João Cardoso (Avante) e Jorge Vianna (Podemos). Uma fonte do alto escalão explicou que o chefe do Executivo pode voltar atrás caso chegue em um acordo com os líderes. O objetivo é readequar as forças do Executivo no Legislativo e angariar aliados para o governo.

Mudanças

O governador iniciou uma série de trocas no comando de regiões administrativas na segunda. Houve alterações em seis cidades. Confira:

Santa Maria – Sai Renato Couto e assume Marileide Alves da Silva Romão.
Samambaia – Sai Gustavo Almeida Aires e assume Renato Couto Mendonça.
Cruzeiro – Sai Cláudio Simões dos Santos, e assume Gustavo Almeida Aires.
Sobradinho – Sai Eufrásio Pereira da Silva e assume João Luiz Vieira da Silva.
Varjão – Sai Nair Queiroz Pessoa e assume Lucio Rogério Gomes dos Santos.
Sudoeste/Octogonal – Sai Luiz Eduardo Gomes de Paula e assume Daniel Damasceno Crepaldi