O governador Ibaneis Rocha (MDB) deve assinar, nesta quinta-feira (14/5), um decreto para impedir que pacientes do Entorno com covid-19 sejam atendidos na rede pública de Saúde da capital federal.
Historicamente, pacientes da região buscam apoio nas unidades do DF. Mesmo antes da pandemia, o governador já tinha defendido a necessidade de políticas mais fortes para a Saúde no Entorno para evitar sobrecarga no Distrito Federal.
O documento não está pronto e a equipe técnica debate os detalhes do texto.
De acordo com com integrantes do Executivo local, o GDF tenta, sem sucesso, há duas semanas um acordo com Goiás para apresentar maneiras de colaborar com o estado vizinho sem que isso provoque problemas no atendimento na capital federal.
Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Secretaria de Saúde afirma que a decisão de Ibaneis causa estranheza e que havia diálogo entre as pastas em busca de cooperação.
“O Secretário de Saúde do Estado de Goiás, Ismael Alexandrino, tem mantido diálogo constante com o Secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, no sentido de assistir à população do entorno do DF, no que tange assistência em UTI e apoio diagnóstico. Inclusive, Ismael Alexandrino já havia minutado um Termo de Cooperação, que seria assinado até sexta-feira”, diz o texto.
Casos
Dados disponíveis no portal do município de Valparaíso de Goiás (GO), por exemplo, mostram que os cincos casos mais recentes da doença na cidade foram diagnosticados no Distrito Federal.
A Secretaria de Saúde do município não informou quantos testes para covid-19 estão disponíveis. Segundo a pasta, uma reunião entre as autoridades da cidade e a Secretaria de Saúde do DF está marcada para a tarde desta quinta-feira.
O encontro, segundo a Secretaria, será para “esclarecer alguns pontos e continuar atuando juntamente com o DF em parceria para o enfrentamento do novo coronavírus”, informou em nota. O município tem 51 casos confirmados e uma morte.
Colaborou Hellen Leite