Detran-DF
Detran-DF Crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press Detran-DF

Após terceira troca na era Ibaneis, Detran-DF tenta acertar as coisas

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Em um ano e dois meses, o procurador Zélio Maia é o quarto nome para a direção-geral do Detran-DF. Antes dele, estiveram no cargo os delegados Alírio Neto e Valmir Lemos, além do agente de trânsito Fabrício Moura. O órgão já provocou momentos de fúria no governador Ibaneis Rocha. Agora, espera acertar. Mas Zélio Maia não é de ficar onde não tem autonomia. À frente da Secretaria de Justiça e Cidadania, ele permaneceu pouco mais de um mês, em 2017, durante o governo Rollemberg. Mas, para dar certo, outras mudanças deverão ser feitas na estrutura do órgão.

Câmara Legislativa vai administrar faculdade pública

A Câmara Legislativa pode criar uma faculdade com cursos gratuitos de graduação e pós-graduação, mantida com recursos do Legislativo local. Com orçamento próprio, votado pelos distritais, o órgão vai funcionar com diretoria executiva integrada por presidente, vice e três diretores, indicados pelos parlamentares. É o que prevê projeto de lei, de autoria do vice-presidente da Casa, Rodrigo Delmasso (PSC), que institui o serviço social autônomo Instituto de Ensino Superior e Pesquisa do Legislativo do Distrito Federal (IESPL/DF), pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos. A gestão ficará a cargo da Mesa Diretora, a partir de um estatuto a ser elaborado após a criação da entidade. Segundo a justificativa de Delmasso, o instituto vai funcionar de forma semelhante ao Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor). O vice-presidente da Câmara Legislativa será o presidente da nova instituição de ensino. O que os cidadãos poderão aprender com os deputados distritais?

Concurso para o MP de Contas

O Tribunal de Contas do DF lançou ontem edital para o concurso para o cargo de procurador do Ministério Público de Contas. Há uma vaga a ser preenchida e, por isso, não haverá reserva de cotas para negros. A disputa é aberta. Hoje o órgão conta com apenas três procuradores: Marcos Felipe Pinheiro Lima, Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira e Demóstenes Tres Albuquerque. A remuneração é R$ 33.689,10. O trabalho é ajudar na fiscalização das contas públicas, com representações a serem submetidas ao plenário do TCDF.

Homenagem ao Correio

O deputado Eduardo Pedrosa (PTC) prepara uma homenagem no plenário da Câmara Legislativa ao aniversário de 60 anos do Correio Braziliense. Será em 16 de abril, às 9h. O jornal, que tem a idade de Brasília, guarda a história da nossa capital.

Elogios de ex-adversário

O superintendente regional do Sebrae, Valdir Oliveira, tem dito em conversas reservadas e públicas que o governador Ibaneis Rocha cumpriu, até agora, os compromissos que fez com o setor produtivo, como redução da burocracia e redução da carga tributária. Secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Rollemberg, Valdir diz que, nessa área, Ibaneis vai bem.

Só papos

“Parem de insinuar coisas a meu respeito. Nasci em um lugar onde as pessoas eram pobres, mas tinham dignidade”

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incomodado com os questionamentos na audiência do processo em que é acusado de receber propina de empresas da Lava-Jato

“Só para deixar claro, eu sou negro, cresci na periferia, mas é meu dever institucional buscar a verdade”

Procurador da República Igor Miranda da Silva, responsável pelas audiências da Operação Zelotes