Mané Garrincha Supercopa
Mané Garrincha Supercopa D.A.Press Mané Garrincha Supercopa

A pedido de Ibaneis, mudança de mando de campo no Campeonato Brasileiro será permitida

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

No último sábado, o governador Ibaneis Rocha pegou o avião particular e foi ao Rio de Janeiro reverter a decisão que impedia a mudança de mando de campo no Campeonato Brasileiro. Conseguiu. O pedido foi atendido, desde que sejam seguidas algumas regras, como a necessidade de comunicar com 30 dias de antecedência onde será realizada a partida, para regular o negócio.

Indícios de irregularidades na saúde e na educação

Depois da denúncia do governador Ibaneis Rocha sobre possíveis irregularidades nas áreas de saúde e educação, os secretários das respectivas áreas, Osnei Okumoto, e João Pedro Ferraz, entregaram à procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa Oliveira Barreto, informações sobre as possíveis irregularidades encontradas em contratos . Eles estiveram na sede do Ministério Público do DF em companhia do secretário de Justiça, Gustavo Rocha, e do controlador-geral do DF, Paulo Martins.

O secretário de Saúde entregou toda a documentação referente aos contratos e licitações da pasta. De acordo com levantamento, alguns contratos indenizatórios são de mais de 11 anos, o que impede a realização de licitação regular. Já a documentação da Secretaria de Educação será encaminhada na próxima segunda-feira. A licitação do frango para a merenda é um dos objetos a ser avaliado pelo Ministério Público. O contrato é de R$ 42 milhões.

Nas mãos da Controladoria-Geral

Para reforçar o combate a práticas ilegais, Ibaneis Rocha editou decreto que determina ações de controle sobre contratações emergenciais dispensadas de licitação e despesas realizadas sem cobertura contratual pelos órgãos e entidades do GDF. As ações de controle serão feitas pela Controladoria-Geral do DF. O decreto estipula também — seguindo a Lei Federal nº 8.666/1993, que institui as normas para licitações e contratos da Administração Pública — o ressarcimento do dano, aplicação de multa, perda de bens, suspensão de atividades e proibição de receber incentivos, subsídios ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas pelo prazo mínimo de um ano e máximo de cinco anos. O decreto determina ainda que todos os processos de contratação em caráter emergencial por dispensa de licitação e as despesas indenizatórias sem cobertura contratual deverão ser obrigatoriamente encaminhados à Controladoria-Geral.

Pedido do MP

Assim que soube da denúncia do governador Ibaneis Rocha, o promotor de Justiça Clayton Germano, que atua na área da saúde, pediu esclarecimentos. Queria saber onde estavam concentradas as supostas irregularidades.

Petardo com Rollemberg

Depois do vídeo em que critica seu sucessor, o ex-governador Rodrigo Rollemberg foi alvo de um petardo. Ibaneis Rocha disse que recebeu do antecessor muitos contratos irregulares. “Desde o início do governo Rollemberg, aumentou muito o pagamento de contratos de serviços sem cobertura contratual e eu tenho tentado quebrar isso. Tentei ao longo de um ano, tenho encontrado muita dificuldade e a partir de agora vou utilizar outros meios”.

Ibaneis participa de filiação de Datena ao MDB

O governador Ibaneis Rocha (MDB) esteve ontem na filiação do jornalista José Luiz Datena ao MDB, na sala do partido na Câmara dos Deputados. Ele entra na legenda para concorrer neste ano à Prefeitura de São Paulo. “O MDB mostra mais uma vez força filiando um dos principais jornalistas e homens públicos desse país ao partido, para uma disputa que é uma das disputas mais importantes que é a Prefeitura de São Paulo”, afirmou Ibaneis que já deixou clara a intenção de participar de campanhas municipais ao longo do ano.

Chega de férias

Perguntaram ao governador Ibaneis Rocha por que ele acelerou tanto o governo depois do carnaval. Resposta: “Estou tirando o pessoal do modo férias”.

Natureba

No dia da posse como secretária de Cultura, a atriz Regina Duarte escolheu um restaurante natural da 105 Norte, sem muito luxo, para o primeiro almoço na cidade. Ela esteve no Trigo, acompanhada das atrizes Rosamaria Murtinho e de integrantes de um de seus fã-clubes. Rosamaria esteve na cerimônia de posse, assim como os atores Mário Frias, Maria Paula Fidalgo e Carlos Vereza.

Empatia com a primeira-dama

Regina Duarte tem uma fã no governo Bolsonaro: a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, com quem divide mútua empatia. A mulher do presidente presenteou a nova secretária de Cultura com um vaso de orquídeas, que já está decorando o gabinete.

Liberdade?

Na solenidade de posse, Regina Duarte deixou claro que espera ter carta branca para tomar decisões. O presidente Jair Bolsonaro pensa diferente.

Turma da Mônica combate a violência contra a mulher

A Secretaria de Segurança, em parceria com a Secretaria de Educação, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a ONU Mulheres lançam hoje, às 10h, no Cine Brasília, vídeos de animação da Turma da Mônica. A temática é a construção de relações saudáveis e respeitosas e o combate à violência contra mulher em escolas públicas e particulares do Distrito Federal. O público-alvo são alunos entre 7 e 17 anos e a expectativa é atingir de 700 mil a 1 milhão de alunos em todo o DF.

A coluna trocou as bolas

O partido do deputado federal Júlio César Ribeiro (DF) é o Republicanos e não Progressistas, como a coluna divulgou ontem.