Semelhanças

Publicado em ÍNTEGRA

Desde 1960

com Circe Cunha e MAMFIL

colunadoaricunha@gmail.com

20Quem se der ao trabalho de analisar as características que definem o fascismo notará as incríveis semelhanças que aproximam essa forma de radicalismo político, surgida no início do século 20 na Europa, e o atual e decadente Partido dos Trabalhadores. Descontados o tempo e a distância, chegam a ser espantosas as similitudes que aproximam e irmanam fascistas do passado e petistas do presente.

A visão distorcida de um Estado forte e totalitário, que promova a vigilância diuturna de seus membros por meio da mobilização de uma massa de manobra eufemisticamente denominada de movimentos sociais que busca impor, pela violência, regras determinadas pela cúpula do partido, são algumas dessas características comuns a fascistas clássicos e petistas típicos. A hostilidade às diferenças, principalmente à democracia e ao liberalismo, mediante a devoção cega a um líder e a seu partido, ambos minuciosamente construídos pela propaganda maciça, que busca sobretudo valorizar e impor elementos do personalismo, são também semelhanças a aproximar e a unir fascistas de outrora e petistas hodiernos.

Outro elemento que une ambos num mesmo pensamento e numa mesma ação é dado pela noção de que somente com um movimento sindical forte é possível resolver as questões trabalhistas. Para fascistas e petistas importa mais a noção de pai da pátria do que quaisquer outras teorias ou formas de organização política, consideradas por eles como manifestações burguesas e, portanto, indignas de crédito.

Para o historiador italiano Emilio Gentile, os fascistas “acreditam-se investidos de uma missão de regeneração nacional, consideram-se em estado de guerra contra adversários políticos e visam conquistar o monopólio do poder político por meio do terror, política parlamentar e acordos com grupos maiores, para criar novo regime que destrói a democracia parlamentar”. Nada muito diferente do que se tem agora com o petismo. Para ele, os fascistas agiam “como uma religião leiga projetada para aculturar, socializar e integrar a fé das massas com o objetivo de criar um homem novo”. Nada muito distante do que ainda prega o Partido dos Trabalhadores.

Não é por outra razão que, por mais que se apontem crimes cometidos por membros do partido, a fé dos partidários não é abalada, pelo contrário, é reforçada, quer através da retórica, quer através da reação violenta. Não é por outro motivo também que o senador Cristovam Buarque teve que cancelar, na terça-feira, o lançamento de seu livro Mediterrâneos Invisíveis em Belo Horizonte após ser hostilizado e ameaçado por uma horda de desocupados que, insuflados e a soldo do Partido dos Trabalhadores, partiram para cima do parlamentar, chamando-o de golpista e traidor da educação. Nada diferente do que ocorria contra centenas de intelectuais que criticavam o fascismo lá nos anos 20.

 

A frase que foi pronunciada

“Viver é isto: ficar se equilibrando o tempo todo, entre escolhas e consequências.”

Jean-Paul Sartre, filósofo francês

 

Transparência

» Ainda não é ideal o portal da Transparência da Câmara dos Deputados. Há o Projeto de Resolução 120/08, que obriga a Câmara a disponibilizar na internet, em tempo real e de forma detalhada (como valores gastos e beneficiados), as despesas mensais dos deputados com a verba indenizatória, assim como cópia de notas fiscais e documentos que comprovem as informações fornecidas. Não é o que acontece.

 

Participação

» Governo do Distrito Federal avisa à população que, nos dias 7 e 8 de agosto, haverá audiência pública para ouvir a população sobre planos de saneamento e gestão de resíduos. Pela internet será possível contribuir até o dia 9. A reunião será em Taguatinga.

 

Contagem regressiva

» Escolas com pendências ou que não prestaram contas da verba recebida em 2016 vão deixar de receber os recursos do Pdaf (Programa de Descentralização Administrativa e Financeira). O alerta é do subsecretário de Administração Geral da Secretaria de Educação, Isaías Aparecido. O prazo para conhecer as escolas em débito é até amanhã.

 

Corrupção?

» Ministério Público Federal precisa iniciar, com a máxima urgência, uma força-tarefa para avaliar a situação de agrotóxicos e transgênicos no Brasil. A população está consumindo produtos condenados por diversos países por prejuízos à saúde e danos irreversíveis ao solo. Um exemplo é o fene cry nas culturas transgênicas Bt como o milho. A toxina Bt, além dos danos citados, tem efeito fatal sobre os predadores, causando extinção de insetos e surgimento de novos ataques.

 

Mudanças

» É fácil produzir toneladas de lixo e ter na porta quem o recolha. O conforto vai passar a ser cobrado. Quem divulgou a informação foi a diretora do SLU, Heliana Kátia Tavares Campos. Em agosto, as coisas vão mudar. Com uma pitada de revolta, os empresários disseram que, se isso ocorrer, o valor será repassado para os consumidores. Grande novidade.

 

História de Brasília

Aliás, em matéria de não saber do que se trata, quando a Varig quis se comunicar com o sr. Berta, em Nova York, e a ligação foi pedida, a telefonista não atendeu porque não sabia “que cidade é essa, dite por letra”. (Publicado em 30/9/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin