Wells Fargo: Biden continua na dianteira na corrida para a Casa Branca

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

O candidato democrata Joe Biden permanece na dianteira para na corrida para a presidência dos Estados Unidos, superando o presidente Donald Trump com ampla margem, na avaliação do economista Michael Pugliese, da Wells Fargo.

 

“Com o dia da eleição finalmente chegando, Joe Biden permanece no banco do motorista na estrada para o controle da Casa Branca. A liderança de Biden nas pesquisas nacionais e nos principais estados do campo de batalha supera Hillary Clinton, no dia da eleição, em 2016. Do jeito que as coisas estão hoje, um erro de votação quase do tamanho
do que ocorreu em 2016, provavelmente, não seria suficiente para virar a eleição para Trump”, avaliou o analista da instituição financeira norte-americana com forte atuação no mercado de crédito em comentário especial enviado aos clientes. Entre as principais dúvidas, está o resultado dos votos enviados pelo correio, segundo ele.

 

A análise tem como base a média das pesquisas nacionais da Real Clear Politics e, nela, Pugliese ressaltou que Biden está 6,5 pontos à frente de Trump, cerca de meio ponto melhor do que sua posição na última atualização. “Isso é quase o dobro da liderança de Hillary, no dia da eleição de 2016, e está um pouco atrás da vantagem nas pesquisas de 7,6 pontos de Barack Obama, no dia das eleições de 2008”, comparou. “Como já observamos em relatórios anteriores, a estabilidade das pesquisas nacionais em 2020 foi notável. A liderança de Biden nas pesquisas nacionais ao longo de 2020 tem se mantido estável na faixa de seis pontos de vantagem”,  complementou.

 

O economista destacou ainda que o controle do Senado dos EUA, atualmente republicano, parece mais incerto. “Mas aqui também os mercados de apostas e a maioria dos principais analistas políticos favorecem os democratas em relação aos republicanos”, completou.