ParkShopping Foto: Antonio Cunha/CB/D.A. Press

Vendas no Natal caem 10,3%, maior queda da história, diz Serasa

Publicado em Economia

Apesar de os indicadores do comércio indicarem uma recuperação ao patamar pré-crise provocada pela pandemia de covid-19, o Natal de 2020 foi o pior da história, de acordo com dados da Serasa Experian divulgados nesta segunda-feira (11/01). As vendas do comércio nacional desabaram 10,3% na semana das festas natalinas, no comparativo entre os dias 18 e 24 de dezembro de 2019. É o pior desempenho já registrado da série histórica, iniciada em 2003.

 

A Serasa Experian informou que os dados  fazem os dados do Indicador de Atividade do Comércio – Natal. A entidade destacou ainda que, na análise último fim de semana antes do Natal, entre 18 e 20 de dezembro de 2020, as vendas encolheram 5,6%, na comparação com os dias 20 a 22 do mesmo mês do ano anterior.

 

O surgimento de uma segunda onda de contaminação de covid-19, que aqui no Brasil se intensificou a partir da segunda metade de novembro, avançando por todo o mês de dezembro, afugentou o consumidor das lojas, na avaliação da entidade em comunicado. “Além disto, parte das vendas de Natal acabaram sendo antecipadas pela Black Friday, as quais tiveram um desempenho razoável em 2020 (alta de 6,1%)”, acrescentou a nota.

 

Os números de São Paulo mostram ainda que o tombo na semana do Natal foi de 7,8%, enquanto no fim de semana, a queda foi de 1%.