ROSANA HESSEL
As vendas do comércio físico brasileiro cresceram 7% na durante a semana do Dia dos Pais em comparação ao mesmo período do de 2021. O resultado superou o avanço de 2021, de 6,2%, e se tornou o mais expressivo desempenho desde 2011, quando o índice subiu 8,8%, de acordo com dados da Serasa Experian divulgados nesta segunda-feira (15/8).
“O recente recuo da inflação com a queda dos preços dos combustíveis, a melhora da situação do emprego e o início do pagamento do novo valor do Auxílio Brasil, agora de R$ 600, impulsionaram a atividade comercial neste Dia dos Pais, beneficiando o fluxo de caixa dos negócios brasileiros”, avaliou o economista da entidade, Luiz Rabi, em comentário divulgado à imprensa.
O crescimento das vendas neste fim de semana foi melhor do que no Dia dos Namorados, de 4%. De acordo com a nota, apenas no fim de semana dos Dias do Pais, o comércio físico nacional avançou 5%. Na cidade de São Paulo, o indicador teve alta de 4% levando em conta o final de semana e, durante a semana comemorativa, a expansão foi de 5,9%.
Veja abaixo o histórico da atividade no comércio na semana anterior ao feriado do Dia dos Pais.