Uma mulher no comando do Ministério da Fazenda

Publicado em Economia

Um movimento começa a ganhar corpo em Brasília para fazer da secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, a sucessora de Henrique Meirelles no Ministério da Fazenda.

 

Aliados do presidente Michel Temer dizem que ele já foi sondado sobre o assunto e viu com bons olhos a possibilidade de ter uma mulher no comando da equipe econômica. Do ponto de vista de imagem para o governo, avaliam os aliados, seria ótimo.

 

A primeira e única mulher a ocupar a chefia do Ministério da Fazenda foi Zélia Cardoso de Mello, entre 1990 e 1991, durante o governo Collor de Mello. Ela foi responsável pelo confisco da caderneta de poupança.

 

Ana Paula é vista dentro do governo como altamente capacitada, tendo conseguido estancar a deterioração das contas públicas. Antes de assumir a secretaria do Tesouro Nacional, chefiou a secretaria de Fazenda do Espírito Santo.

 

Apesar de ver com bons olhos uma mulher no comando da Fazenda, o presidente Temer diz que a decisão sobre o futuro comandante da pasta será de Meirelles, que deixará o cargo até 7 de abril para ser candidato à Presidência da República.

 

Vários candidatos

 

No que depender de Meirelles, seu sucessor será Eduardo Guardia, secretário executivo da Fazenda. Corre por fora Mansueto Almeida, secretário de Acompanhamento Econômico. Fala-se, ainda, na possibilidade de o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, ser transferido para a chefia da equipe econômica. Ele nega.

 

Nos bastidores, o senador Romero Jucá (MDB), muito ligado a Temer, tenta levar Dyogo Oliveira do Ministério do Planejamento para a Fazenda. Esse movimento provocou a ira de Meirelles, que tem uma relação cordial com Dyogo, mas não são próximos.

 

Para Temer, é melhor que Dyogo continue à frente do Planejamento e a Fazenda tenha uma solução interna, com o aval de Meirelles, para manter a confiança da equipe junto ao mercado financeiro.

 

Brasília, 18h25min