Todos os funcionários do Conselhão são demitidos

Publicado em Economia

O secretário executivo da Casa Civil, Abraham Weintraub, demitiu, nesta quarta-feira, 2 de janeiro, todos os funcionários do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, criado no governo Lula.

 

Em uma reunião no auditório da Casa Civil, ele avisou que os funcionários sem vínculos com o governo (cargos comissionados) nem precisarão aparecer para trabalhar a partir de quinta-feira, 3.

 

No caso dos funcionários públicos cedidos para o Conselhão, todos terão sete dias para se recolocarem na Esplanada ou para voltarem aos órgãos de origem. No total, o Conselhão tem 29 funcionários.

 

Essas demissões fazem parte do que o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, chamou de “despetização do governo”. No total, a Casa Civil dispensará 320 funcionários comissionados. As demissões e exonerações devem sair no Diário Oficial de quinta.

 

Esse processo de “limpeza” do governo já tinha sido anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral. Poucos na Esplanada acreditavam, porém, que o movimento seria tão rápido.

 

Brasília, 18h29min