GuedesCCJ Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Teto para o crescimento do Brasil neste ano já está em 1,5%

Publicado em Economia

O pessimismos está cada vez maior entre os economistas. Ainda que parte deles não queira jogar a toalha, acreditando que o governo tomará juízo e encampará as principais reformas que o país precisa fazer, as projeções apontam que 1,5% virou teto para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano.

 

Duas das primeiras instituições a jogarem as estimativas para o PIB abaixo de 1,5% foram o Banco Fator e o Asa Bank. O Fator acredita que, na melhor das hipóteses, o PIB avançará 1,4% em 2020. O Asa Bank projeta incremento de apenas 1,2%. Foi só o início de um movimento ruim, que se agravou diante dos rastros de prejuízos que se vê no mundo.

 

Entre os analistas, os dados da produção industrial divulgados nesta terça-feira (10/03) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontando crescimento de 0,9% em janeiro ante dezembro e queda de 0,9% frente a janeiro de 2019, são totalmente ultrapassados, “do século passado”, ressalta um economista.

 

As informações do IBGE não refletem, nem de longe, o quadro de caos que se instalou no mundo por causa do novo coronavírus e, mais recentemente, pela guerra de preços do petróleo. Se já havia um processo de desaceleração da economia global, agora, isso se aprofundou de vez.

 

País sem blindagem

 

O Brasil, ao contrário do que diz o ministro Paulo Guedes, não está blindado da derrocada da economia global. Com certeza, vai sofrer todos os efeitos da epidemia do coronavírus, que já parou a China e a Itália e chegou com força nos Estados Unidos.

 

É preciso ressaltar que a economia brasileira continua bastante frágil. Muitos acreditaram no discurso de Guedes de que, com a aprovação da reforma da Previdência, o Brasil daria um salto. Isso não só não aconteceu, como os investidores estrangeiros resolveram sair do país por desconfiança em relação ao governo.

 

A percepção é de que o Brasil está sem rumo. Em vez de se preocupar em acalmar os ânimos e mostrar pulso firme na condução da economia, o presidente da República está mais preocupado em criar factoides, como o de que venceu as eleições de 2018 no primeiro turno. Ou seja, o resultado, segundo ele, foi fraudado.

 

Com esse tipo de declaração, Bolsonaro só tensiona ainda mais o ambiente político, que está esgarçado por causa das manifestações de 15 de março contra o Congresso e o Judiciário, ato que tem no presidente da República o seu principal garoto propaganda.

 

Brasília, 12h16min