Temer dará reajustes para mais servidores

Publicado em Economia, Sem categoria

Às vésperas de anunciar a meta fiscal de 2017, um rombo de aproximadamente R$ 150 bilhões, o presidente interino, Michel Temer, encaminhará ao Congresso mais projetos de lei propondo reajustes a servidores. Tudo indica que as propostas chegarão às mãos de parlamentares ainda hoje.

 

No novo pacote de reajustes estão os acordos fechados com funcionários da Receita Federal e com policiais federais e rodoviários. Vários dos aumentos foram acordados no apagar das luzes da administração de Dilma Rousseff, em 11 de maio. Segundo o governo, os novos projetos de lei já estão incluídos na fatura de R$ 67,7 bilhões que será arcada pelo Tesouro Navional até 2018.

 

Técnicos da equipe econômica veem o envio das propostas ao Congresso como inadequada neste momento, pois há uma grande desconfiança dos investidores em relação ao compromisso de Temer com o ajuste fiscal. O Palácio ressalta, porém, que os projetos de lei precisam ser aprovados até o fim deste mês para que as carreiras beneficiadas possam ter reajustes a partir de agosto, como foi acordado com Dilma. Isso vale, sobretudo, para os servidores da Receita Federal.

 

Os outros projetos já aprovados na Câmara devem ir à votação na próxima semana no Senado. Há uma pressão enorme para que os senadores agilizem a análise dos aumentos para acalmar os ânimos na Esplanada dos Ministérios e nos quartéis. Os militares estão nesse pacote de reajustes.

 

Brasília, 05h10min