O desejo dos brasileiros em viajar para a Europa, em especial para Portugal, é crescente e está abarrotando o caixa da empresa aérea TAP. Somente de janeiro a setembro deste ano, mais de 1,1 milhão de passageiros saíram do Brasil em direção ao Velho Mundo via a companhia portuguesa.
Quase a metade desse público, 500 mil, viajou entre julho e setembro, o verão europeu, 223% a mais que no ano anterior. Portugal é hoje a principal entrada de brasileiros para a Europa. A TAP transportou duas vezes mais passageiros nesse período que a segunda colocada no ranking da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Apesar de todo esse movimento, a TAP ainda não retomou a capacidade total dos voos do Brasil para a Europa de antes da pandemia do novo coronavírus. Esse índice está em 85%. Em setembro, foram 1.318 voos. O país é um dos mercados prioritários da empresa portuguesa, com partidas de 11 cidades brasileiras (13 rotas), entre elas, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
A TAP precisa, porém, melhorar muito os seus serviços. São frequentes os relatos de atrasos de voos e de perdas de bagagem, além de falta de atendimento nos aeroportos em que atua. Também há queixas em relação a má educação de alguns comissários de bordo. No último verão europeu, as críticas se multiplicaram. A empresa reconheceu as falhas e prometeu corrigir os erros.