INSS Aposentados e pensionistas estão ansiosos pela antecipação do 13º salário

STJ abre possibilidade de revisão de aposentadorias levando em conta todos os salários

Publicado em Economia

RENATO SOUZA

Para quem está pensando em pedir a revisão das aposentadorias, uma boa notícia: o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (11/12), por unanimidade, que os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm que levar em conta os salários pagos em toda a vida laboral dos trabalhadores.

 

Pela regra vigente até a reforma da Previdência, o INSS considerava apenas os 80% maiores salários recebidos pelos trabalhadores desde 1994, quando entrou em vigor a atual moeda brasileira, o real. Essa legislação valia para os registrados no INSS até 26 de novembro de 1999.

 

Para os que entraram no regime geral a partir de 27 de novembro de 1999, o cálculo era feito sobre os 80% maiores salários de toda a vida laboral. Com a reforma da Previdência, passou-se a levar em consideração, para o cálculo da aposentadoria, todos os salários recebidos desde 1994. Segundo o STJ, agora será possível considerar mesmo os salários pagos em moedas já extintas.

 

Com a decisão do STJ, aposentados que estão pedindo a revisão dos benefícios na Justiça ganharão um importante reforço em suas defesas. Estima-se que hajam quase 2 mil ações na Justiça tratando desse assunto. A perspectiva é de que esse número aumente muito a partir de agora.

 

Cuidados

 

É importante, porém, que os segurados procurem um bom advogado para ver se realmente vale a pena pedir a revisão, que nada mais é do que o recálculo da média salarial durante os anos trabalhados. Muitas vezes, os custos de um processo judicial não compensam e a aposentadoria pode até ficar menor.

 

Os especialistas acreditam que, na maioria dos casos, o recálculo será positivo para os trabalhadores, porque os valores estarão mais próximos da contribuições feitas ao INSS durante toda a vida. No entender dos especialistas, o INSS deve atender apenas os pedidos de quem se aposentou nos últimos 10 anos, pois, nos casos anteriores, a revisão não seria possível.

 

A briga na Justiça, portanto, será grande. Os trabalhadores devem se municiar de todos os documentos possíveis para que tenham chance de saírem vitoriosos nessa batalha. O INSS está preparado para barrar qualquer aumento de despesa.

 

Brasília, 18h05min