Se população não mudar hábitos, haverá cada vez mais catástrofes climáticas

Publicado em Economia

Durante dois dias, cerca de 100 pessoas discutiram soluções econômicas baseadas na natureza para os principais problemas que atingem as cidades no mundo, como crescimento desordenado, desigualdade social e degradação ambiental. Maior evento sobre o tema já realizado no Brasil, o 2º Seminário Internacional sobre Soluções Baseadas na Natureza (na sigla em inglês, NBS – Nature-Based Solutions) reuniu especialistas brasileiros e europeus, na segunda e na terça-feira (9 e 10/07), no Museu da República, em Brasília.

 

“Essa é uma das grandes temáticas da relação da União Europeia (UE) com o Brasil. Está havendo uma mudança muito significativa de comportamento em relação às soluções baseadas na natureza, que antes eram vistas como utópicas. Já ficou evidente que, se não mudarmos de paradigma, haverá cada vez mais catástrofes, uma vez que o aumento da população urbana trouxe como consequência a degradação ambiental e socioeconômica, hoje agravada pelo impacto dos efeitos das mudanças climáticas, agora sentidos com maior intensidade em todos os países”, afirmou o embaixador João Gomes Cravinho, da UE no Brasil.

 

Essa visão foi endossada pelo presidente do CGEE, Marcio Miranda. “Acho que é muito importante partirmos de uma visão de mundo que tem na natureza padrões a serem observados e utilizados. Obviamente, tendo o conhecimento produzido pela ciência e tecnologia como grande parceiro desse processo”, destacou.

 

Especialistas europeus apresentaram o conceito de NBS como forma de contribuir para a concepção de um roteiro brasileiro nessas soluções baseadas na natureza, ou também chamadas infraestruturas verdes. Foram expostos exemplos de NBS na UE, nas cidades de Milão (Itállia), Lisboa (Portugal), Eindhoven (Holanda) e Vitoria-Gasteiz (Espanha), entre outras.

 

O Brasil também apresentou casos de sucesso em Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Brasília (DF). O empresário Oded Grajew falou do Programa Cidades Sustentáveis da Nossa São Paulo. Segundo ele, a iniciativa tenta mudar a cultura de gestão das cidades, fazendo com que os prefeitos trabalhem com indicadores de sustentabilidade.

 

Além da apresentação de painéis, o evento contou com com oficinas sobre como envolver as comunidades em projetos de NBS, oportunidades de financiamento para soluções baseadas na natureza dentro do programa da UE Horizon 2020, criação de indicadores para medir os impactos dessas medidas e a importância da participação do setor privado.

 

O seminário foi realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com a União Europeia, por meio do Programa Diálogos Setoriais, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Local Governments for Sustainability (Iclei).

 

Brasília, 18h01min