Se Meirelles for derrotado na definição da meta, mercado vai “pirar”

Publicado em Economia, Sem categoria

Nenhum assunto está dominando mais a atenção dos investidores hoje do que a definição da meta fiscal de 2017. O número, segundo os operadores, dará a real dimensão do poder do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Qualquer projeção de deficit acima de R$ 150 bilhões será visto como derrota do chefe da equipe econômica.

 

Os investidores foram dormir ontem com a pulga atrás da orelha, depois de o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, dizer que seria “ótimo” o governo repetir, em 2017, o rombo de R$ 170,5 bilhões de 2016. Para operadores, se prevalecer a posição da ala política, o “mercado vai pirar”. Vai entender que o compromisso com o ajuste fiscal vendido pelo presidente interino, Michel Temer, era pura propaganda de marketing.

 

A equipe econômica admite que a situação das contas públicas é dramática, muito pior do que tudo o que se imaginava. Contudo, isso não justifica o governo repetir, no ano que vem, o deficit absurdo de 2016. “É preciso sinalizar que o rombo das contas é decrescente e não mostrar conformismo”, diz um dos mais próximos assessores de Meirelles.

 

Brasília, 11h48min