Putin O presidente da Rússia, Vladimir Putin, vai ficar mais seis anos no comando do país

Rússia já enfrenta corrida bancária e viverá crise econômica e social

Publicado em Economia

Vídeos publicados nas redes sociais mostram filas enormes nos caixas eletrônicos por toda a Rússia. Cidadãos temem que o governo decrete o fechamento de bancos diante da decisão da comunidade internacional de banir o país de Vladimir Putin do Swift, rede que interliga o sistema financeiro global.

 

Segundo Carlos Gustavo Poggio, professor de Relações Internacionais da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), diante de todas as sanções impostas à Rússia, depois de o país invadir a Ucrânia, deve-se esperar o derretimento da economia russa.

 

“O rublo (moeda local) vai valer o mesmo que um bolívar (moeda da Venezuela). A Bolsa, se abrir, vai ao subterrâneo, teremos corrida aos bancos, o que levará a uma quebradeira”, escreveu o professor em uma rede social. A mesma previsão foi feita pela economista Monica de Bolle.

 

 

Para Poggio, Vladimir Putin terá de lidar com uma guerra e uma crise social. A pressão sobre o governo aumentará muito, em especial, dos oligarcas que dão suporte ao governo. Eles são os principais alvos do bloqueio de recursos pelas maiores economias do mundo.

 

Além de bloquear recursos da elite russa, a União Europeia proibiu que todos os jatinhos de oligarcas que estão pousados nos países do bloco não poderão decolar para a Rússia. Vão ficar presos nos hangares dos aeroportos.

 

Brasília, 23h19min