Réu por corrupção, diretor da ABDI pode não continuar no cargo

Publicado em Economia

HAMILTON FERRARI

Apesar de se colocar nos bastidores como uma pessoa próxima de Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro, Walterson Ibituruna, diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), não deve continuar no cargo no próximo governo. Isso porque ele cumpre os requisitos para não ser mantido: é réu em processo de corrupção.

 

Bolsonaro já disse que não quer pessoas envolvidas em esquemas de práticas ilícitas em seu governo. Ibituruna foi indicado para o cargo pelo deputado federal André Moura (PSC-SE).

 

A nomeação do diretor foi negociada com o presidente Michel Temer em outubro de 2017, em meio às negociações do governo federal para salvar o chefe do Executivo de denúncia na Câmara. O diretor é réu num processo da Justiça Federal, enquadrado em crimes de concussão, corrupção passiva e ativa.

 

Ele foi assessor parlamentar da então deputada Almerinda de Carvalho (PMDB-RJ), uma das denunciadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na Máfia dos Sanguessugas.

 

Há informações de bastidores, porém, de que Ibituruna foi o responsável por apresentar a primeira-dama Michelle a Jair Bolsonaro, em 2007. Independente da decisão, ainda não se sabe se o presidente eleito vai manter o órgão, já que a definição caberá ao futuro ministro da Economia, Paulo Guedes.

 

Brasília, 17h28min