Resistência a goianos no comando da Susep

Publicado em Economia

Há um movimento crescente dentro do Ministério da Fazenda para barrar a nomeação de Joaquim Mendanha de Ataídes, tesoureiro do partido Solidariedade (SD) de Goiás e presidente do sindicato goiano dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros (Sincor-GO), para o comando da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

 

Segundo auxiliares do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o ideal é que uma pessoa com maior expressão no mercado seja indicada para substituir o atual xerife da Susep, Roberto Westenberger. Mas, por pressão do Palácio do Planalto, que precisa de votos para aprovar o impeachment definitivo de Dilma Rousseff, pode prevalecer a indicação política.

 

Ataídes é indicação do deputado federal Lucas Vergílio (SD-GO), filho do ex-deputado Armando Vergílio (SD-GO), que foi superintendente da Susep de 2007 a 2010, indicado pelo líder do PTB, Joavir Arantes (GO). Armando foi investigado pela Procuradoria Geral da República por um reajuste que teria beneficiado corretores e seguradoras em detrimento dos consumidores.

 

Brasília, 23h15min