Reforma da Previdência é prioridade do governo, afirma Meirelles

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

Após a divulgação de um pacote de medidas microeconômicas pelo governo e de uma agenda de mudanças nas normas do Banco Central (BC), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirma que a prioridade do Executivo é aprovar a reforma da Previdência. “A priorização é fundamental em qualquer atividade, inclusive na atividade legislativa, não há dúvida. A prioridade número um certamente é a reforma da Previdência”, diz.

Ele explica que após a aprovação da emenda constitucional que cria um teto para crescimento dos gastos públicos, a reforma das regras para concessão de benefícios é fundamental para garantir que o limite imposto seja sustentável a longo prazo. “Isso é importante para garantir a população que receberão as aposentadorias. Com isso estabelecemos as condições de fundamento para  a economia. E por outro lado, o BC trabalha com sucesso no controle da inflação”, comenta.

O chefe da equipe econômica detalha que com a inflação cadente, a taxa de juros estrutural da economia cairá. E com a parte fiscal equilibrada, diminuindo riscos, o país terá condições de crescer consistentemente. “A partir dai a próxima questão é qual a capacidade de o Brasil voltar a crescer. Ai entram as reformas microeconomias. Isso é eficiência, produtividade”, destaca.