Reforma com idade mínima de 65 anos anima mercado e Bolsa sobe

Publicado em Economia

GABRIEL PONTE

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), encerrou o primeiro pregão da semana em alta de 0,74%, aos 98.589 pontos, após novidades sobre a reforma da Previdência. Com isso, o Ibovespa bateu novo recorde de fechamento, restando, apenas, uma alta de 1,43% para que o índice alcance os 100.000 pontos, novo patamar do balcão de negócios paulista, o que, segundo analistas, deverá ocorrer nos próximos dias.

 

Durante o dia, os donos do dinheiro optaram por uma realização de lucros, em meio ao desgastante processo de eleições no Senado Federal, que se estendeu até sábado (02/02). No entanto, com novidades vindas de Brasília a respeito da reforma da Previdência, os agentes econômicos aumentaram o apetite ao risco e foram às compras. A perspectiva girou em torno do texto da reforma da Previdência. A expectativa é de que o governo proponha uma idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem no país. No entanto, o texto ainda é de uma versão preliminar. Falta, agora, bater o martelo em relação à proposta definitiva a ser encaminhado ao Congresso Nacional.

 

Ainda na sessão de negócios de hoje, os papéis preferenciais da companhia aérea Gol dispararam 8,27%, após o governo de São Paulo afirmar que estuda reduzir o imposto em relação ao combustível de avião. O volume negociado no dia foi de R$ 14,095 bilhões. Já o dólar fechou a segunda-feira negociado a R$ 3,663, alta de 0,30%, acompanhando os desdobramentos externos, em um dia no qual a moeda norte-americana avançou frente a outras divisas no exterior.

 

Em Wall Street, os índices S&P500 (+0,68%), Dow Jones (+0,70%) e Nasdaq (+1,15%) encerraram o dia em direção única, à espera do pronunciamento de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, perante o Congresso, além de eventuais desdobramentos em relação ao impasse comercial entre EUA e China.

 

Brasília, 19h19min