Raio atinge avião da TAP que saiu de São Paulo e passageiros temem pelo pior

Compartilhe

Os passageiros do voo 82 da TAP Air Portugal, que partiu de São Paulo na tarde de quinta-feira (04/01) com destino a Lisboa, viveram momentos de terror e temeram pelo pior.

A aeronave, que havia decolado de Guarulhos às 16h20, foi atingida por um raio pouco antes de pousar na capital portuguesa. O estrondo foi tão forte, que muitos passageiros gritaram. O susto foi maior porque uma bola de fogo saiu de uma das turbinas, seguida por muita fumaça.

Segundo a brasileira Paula Monteiro, 37 anos, que faria escala em Lisboa em direção a Viena, na Áustria, onde mora, a apreensão foi enorme. “Pensei que o avião fosse cair”, disse ela, que viajava em companhia do marido, Nicholas Perrichot, 32, e do filho, Benjamin, 2. “Mas, felizmente, conseguimos pousar em segurança”, acrescentou.

Tripulação fica em silêncio

Paula contou que o estrondo provocado pelo raio ocorreu cerca de 10 minutos antes do pouso, às 4h da manhã. Estava muito escuro e só se viu um clarão e muita fumaça. Ela ressaltou que nada foi informado pela tripulação do avião. “O piloto nada falou. Só acompanhei uma estranha movimentação entre os comissários de bordo”, frisou.

Um passageiro que estava próximo a Paula, que parecia ser um piloto, disse para a chefe de cabine que viu uma peça descolar da turbina e bater na asa do avião. “Ele pediu que ela comunicasse isso ao piloto, o que foi feito imediatamente”, ressaltou a brasileira.

Paula só conseguiu confirmar que o avião havia sido atingido por um raio na hora de deixar a aeronave, em Lisboa. “Nesse momento, perguntei a uma das comissárias o que havia ocorrido, e ela confirmou a história do raio, mas ressaltou que tudo terminou bem.”

Depois dos gritos com o estouro provocado pelo raio, Paula disse que imperou um silêncio sepulcral no avião até o pouso. Muita gente se benzeu, pedindo proteção divina. “Foi, realmente, um momento de muita tensão. Eu vi o raio atingir o avião do lado em que estava sentada. Um choque”, destacou.

Vicente Nunes