Dinheiro Governo deve antecipar o 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS. Foto: Daniel Alves/CB/D.A Press

R$ 50 bilhões quase nas mãos de aposentados e pensionistas do INSS

Publicado em Economia

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que estão ansiosos por receberem, antecipadamente, o 13º salário deste ano podem se animar: o anuncio da liberação do dinheiro poderá ser feito ainda nesta quinta-feira (25/03) ou na sexta (26/06). Serão liberados R$ 50 bilhões em duas parcelas.

 

A perspectiva é de que a primeira parte do 13º seja paga em abril e a segunda, em maio. O ministro da Economia, Paulo Guedes, já deu o aval para a antecipação. Só está esperando a aprovação do Orçamento da União, o que deve ocorrer nesta quinta. O ministro falou sobre a liberação dos recursos em depoimento do Senado.

 

Muita gente tinha feito planos para receber a antecipação do 13º salário ainda entre fevereiro e março. O governo havia sinalizado o pagamento do benefício a aposentados e pensionistas do INSS. Mas Guedes considerou mais prudente esperar a aprovação do Orçamento para ter a certeza da verba necessária para o salário extra.

 

Muitos aposentados e pensionistas dizem que estão com o orçamento apertado por causa da pandemia. Há relatos de que os idosos estão tendo de bancar filhos e netos que perderam as fontes de renda por causa da pandemia do novo coronavírus.

 

Os segurados do INSS já têm papel importante como provedores de renda em boa parte dos lares brasileiros, mas, com a disparada do desemprego, as responsabilidades dos idosos aumentaram muito. Sem falar que boa parte deles está com os contracheques comprometidos com empréstimos consignados.

 

Brasília, 12h20min